Alunos fazem exames e recebem instruções sobre cuidados bucais

Saúde
15/09/2014 18h20

Na tarde desta segunda-feira, 15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenisson Ribeiro, no Robalo, aconteceu mais uma ação do Programa Saúde nas Escolas (PSE). Desta vez, o trabalho foi destinado aos cuidados com a boca, através de palestra e exames feitos na própria instituição. A iniciativa é uma parceria entre a Saúde de Aracaju e a Secretaria Municipal de Educação, sempre informando e visando o bem-estar dos estudantes.

Segundo explicou Glauciene Viana, enfermeira do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) da Saúde de Aracaju, a ação começa a partir do contato entre a escola e Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, neste caso, a grande maioria dos alunos da Tenisson Ribeiro é atendida na USF Santa Terezinha.

“Temos essa pactuação com as escolas municipais e algumas estaduais. Fazemos um contato prévio criando uma ponte entre os profissionais da educação e os servidores que trabalham na Saúde de Aracaju. A partir daí realizamos as ações que vão da triagem oftalmológica, passando pelos cuidados odontológicos, avaliação do cartão de vacina e também avaliação do estado nutricional dos estudantes. Nosso trabalho aqui na Tenisson Ribeiro começou em agosto deste ano e deverá se prolongar até agosto de 2015”, explicou.

Para a diretoria adjunta da escola em questão, Iadry Aparecida Lima Gomes, esse trabalho acontece anualmente, trazendo sempre bons resultado no índice de participação da criançada. “Esse ato é muito pertinente já que poupa os pais ou responsáveis em ter que ir a USF marcar consultas. Aqui mesmo na escola, o aluno já sai com sua requisição preenchida, cabendo aos pais passarem na USF para marcar apenas o tratamento”, enfatizou a diretora, que revelou que aproximadamente 500 alunos da Tenisson Ribeiro passarão pela bateria de avaliações médicas.

De acordo com a dentista da USF Santa Terezinha, Christiane Aguiar, os casos mais comuns encontrados nas salas de aula são de cárie e gengivite. “Antes de iniciarmos cada avaliação, realizamos uma palestra mostrando as doenças que atingem a boca e a maneira correta de escovar os dentes. Os alunos ainda recebem escovas dentárias gratuitamente para empregar em casa o que aprenderam na escola. Essas ações são de extrema importância, pois é um bom momento para que a criançada tire dúvida e pratique, através de uma boca de resina que usamos como modelo como deve ser a forma correta de escovar”, informou Christiane que trabalhou com a colaboração dos agentes de saúde, Maria Nirailde Rocha dos Santos Cruz e Severino Vieira Dantas.

“Várias descobertas”, dessa forma o estudante Weberton Andrade Figueiredo, 12, resumiu a ação do PSE em sua sala de aula. Ele que disse ser preocupado com a escovação já vem realizando tratamento dentário e pontuou o que descobriu durante esta tarde. “Aprendi a escovar na parte superior e atrás dos dentes e aprendi também sobre a importância de se usar o fio dental para fazer uma limpeza completa”, revelou.

Segundo o coordenador do Programa Saúde Bucal da Saúde de Aracaju, José Guimarães Neto, a parceria com as escolas e o empenho de todos os profissionais da Secretaria de Educação Municipal e principalmente da Saúde Municipal vem criando uma rede de aprendizado que certamente trará resultado no futuro destas crianças atendidas. “Nossos profissionais da odontologia, que integram o PSE, vem realizando um trabalho belíssimo nas escolas, no tocante a formação de adultos conscientes de sua saúde bucal. É uma honra pra nossos profissionais fazer parte das equipes do PSE, pois sabemos que o imprescindível, na saúde, é prevenir a doença evitando-as desde cedo. Esse despertar de consciência dos estudantes nos trará no futuro um grande número de adultos saudáveis e informados”, disse Neto.