Prefeitura e Acese se reúnem para traçar planos de revitalização do Centro Comecial

Agência Aracaju de Notícias
15/09/2014 19h30

Revitalizar  o Centro comercial de Aracaju. Este foi um dos pedidos feitos pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, em reunião realizada nesta segunda-feira, 15 de setembro, na Prefeitura Municipal de Aracaju  com o prefeito João Alves Filho e o secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Batalha, o presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), Samuel Schuster e o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe.   

"As entidades empresariais, a exemplo da própria Acese e do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), há muito já discutiam melhorias no centro comercial de Aracaju, melhorias às vezes pequenas, como uma recuperação das áreas do calçadão, manutenção e revitalização do mercado municipal Thales Ferraz. Além da necessidade de reorganização do Centro com a presença do mercado informal, que necessita de uma reformulação, pois tem gerado alguns transtornos aos pedestres e aos veículos, bem como  a necessidade de resolver a questão dos estacionamentos, estamos também aguardando da prefeitura o início do estacionamento rotativo, e temos percebido que o prefeito está sensível a estas solicitações. Esta visita à prefeitura tem como objetivo agilizar os processos necessários para que algumas intervenções venham a ser realizadas no centro comercial, enquanto medidas mais morosas possam estar sendo elaboradas", diz Alexandre Porto.

Após o encontro com o prefeito, o presidente da Acese, uma comitiva formada pelos secretários da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Walker Carvalho, da Infraestrutura (Seminfra), Luiz Durval, além do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal,  fizeram uma visita para avaliar as condições dos calçadões localizados no centro comercial de Aracaju.

"Estamos fazendo este levantamento para ver se temos condições de fazer ainda este ano, caso sejam obras paliativas de curto prazo. Já no futuro, a prefeitura está preparando uma revitalização de todo centro comercial", apressa o secretário da Indústria, Comercio e Turismo, Walker Carvalho.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, algumas medidas deverão ser feitas para preparar os calçadões as vendas do período natalino, primeiramente realizando obras paliativas e imediatas, que demandem de pouco tempo e não atrapalhem as vendas durante o Natal.

"Primeiramente deveremos avaliar a situação dos calçadões para que sejam realizadas ações rápidas. Faremos serviços localizados, sem a necessidade de comprometer toda a extensão dos calçadões, para que não haja demora nas obras que poderiam atrapalhar as vendas. Devemos resolver os problemas passo a passo, para percebermos qual solução deverá ser tomada. Para isso, faremos um mapeamento detalhado para alcançarmos um resultado final que agrade a todos", diz Luiz Durval.  

Nos próximos dias, o prefeito estará anunciando um pacote de medidas que visa a recuperação do Centro Comercial. A Prefeitura Municipal de Aracaju, já deu início à recuperação das vias com o Rodando no Macio, que já está recapeando várias ruas em  diversos bairros da capital.