Hospital Santa Isabel precisa de doações de leite materno

Saúde
16/09/2014 15h18

Entrando na luta para que o abastecimento de leite materno no Hospital Santa Isabel tenha seu estoque sempre abastecido, a Saúde de Aracaju vem solicitar às mulheres aracajuanas que estão em momento de amamentação, que façam sua parte e contribuam com esta ideia tão importante para centenas de recém-nascidos da nossa capital.

O Hospital Santa Isabel (instituição parceira da Saúde de Aracaju) conquistou este ano o título de "Hospital Amigo da Criança", justamente por possuir equipe treinada e capacitada em amamentação. "A amamentação é estimulada desde a recepção da gestante (na sala de parto), onde promovemos o contato pele a pele e o início da amamentação na primeira hora de vida. Temos também ambulatório específico para aleitamento materno, onde estimulamos a amamentação mesmo depois da alta, sanando dúvidas e promovendo o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida", informou a médica neonatologista, Andrea Menezes, que trabalha coordenando a Unidade Neonatal do Hospital Santa Isabel.

A médica revelou que, mensalmente, acontecem cerca de mil partos no Santa Isabel e que o local possui Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e também Unidade Intermediária Neonatal, prestando atendimento aos recém-nascidos gravemente enfermos, sendo 60 leitos para esta finalidade. Justamente por compreender que o leite materno é fundamental na recuperação destes bebês, é que o Hospital Santa Isabel vem a público solicitar doadoras para seu banco de leite e a Saúde de Aracaju abraça essa campanha.

"Com os benefícios do leite materno, cru ou de banco de leite, para esses bebês gravemente enfermos conseguimos diminuir o tempo de internamento destas crianças, melhorando o ganho de peso, proporcionando mais imunidade e proteção. A doação de leite humano nos possibilita pasteurizar o leite, que é o ideal e próprio para o recém-nascido, para que seja dado aos prematuros e recém-nascidos doentes, melhorando seu quadro clínico", especificou a médica.

O ‘Posto de Coleta de Leite Humano Dr° Fernando José Fontes Guedes' dispõe de estrutura, tanto para ajudar as mães com dificuldades de amamentar, quanto para receber as mães que desejem doar seu leite precioso para ajudar outros bebês. "Orientamos e ensinamos as mães doadoras como ordenhar seu leite, como armazenar e estocar, e dispomos de transporte que pode fazer a coleta do leite armazenado diretamente na casa da doadora duas vezes por semana. Precisamos constantemente de mulheres de peito, que desejem ajudar o próximo doando seu sangue em forma de leite, ajudando milhares de bebezinhos", disse a médica Andrea Menezes.

Para mais informações, ligue no (79) 3212-4900 ramal 4820.