Adjunta representa secretária Marcia Valéria na abertura do Ciclo de Seminários da Undime-SE

Educação
16/09/2014 16h29

Abordando a questão da "Importância do Conviva para a Organização do Sistema Educacional do Município" foi aberta na manhã desta terça-feira (16), no Hotel Aquarius, o Ciclo de Seminários da União de Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime-SE). A secretária-adjunta da Educação de Aracaju, Osvaldina Ribeiro da Cruz, representou a titular da pasta, Marcia Valéria Lira Santana, que também é presidente da Unidime.  

Na mensagem motivacional e de boas vindas, a professora Osvaldina Ribeiro enfatizou para os presentes ao evento, que o ciclo de seminários da Undime-SE acontece num momento efervescente, quando recentemente foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) os indicadores da educação em cada município não só de Sergipe mas de todo país.

"Nós dirigentes temos um compromisso social com os alunos que precisam de uma escola pública de qualidade. Por isso, levem para seus municípios as experiências e conhecimentos aqui adquiridos, pois sabemos, das dificuldades dos gestores para implementar os programas educacionas e as metas", destacou, desejando a todos um momento bastante proveitoso.

O secretário da Educação de Tobias Barreto e vice-presidente da Undime-SE, Ivan Carlos de Macedo, destacou a importância do evento para a educação de Estado de Sergipe em consequência das diversas questões que serão abordadas ao longo da semana em busca da melhoria. "Esse ciclo de seminários é mais uma ferramenta importante que estamos oferecendo aos gestores", enfatizou.

Entre os assuntos a serem discutidos, ele destacou o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, a Atenção à Primeira Infância para uma Aprendizagem de Qualidade na Educação Básica, o Plano Nacional de Educação e sua Interface com os Plano Municipais, a Elaboração e Significado  do PAR (Plano de Ação Articulada) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional).

"Tem ainda, a questão do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), da Qualidade do Ensino da Educação Infantil e a Provinha Brasil. Enfim, tudo isso são questões que refletem o cotidiano da educação, e consequentemente, levam a qualidade do ensino e preocupação dos gestores", concluiu Ivan Carlos.

Importância do evento para os gestores

Coordenadora pedagógica do município de Propriá, Vilma Alves Feitosa Pinheiro considerou o evento como um momento de aprendizagem e interação com os demais gestores, bem como, uma oportunidade de obter conhecimentos que servirão para ela se tornar uma multiplicadora na Secretaria de Educação de sua cidade.

"Um dos grandes problemas da educação que vejo não só em meu município, mas em todo país, é a alfabetização das crianças, o que tem resultado em evasão escolar. Pelos temas que constam no programa deste evento, espero obter conhecimentos que possam me ajudar a ser uma multiplicadora a contribuir com  a solução dos problemas", afirmou.

O professor e técnico em educação Reinaldo Carvalho, da cidade de Laranjeiras, disse que era a primeira vez que participava de um evento da Undime-SE e estava na expectativa de participar da discussão dos temas para que possa buscar meios de repassar  as informações obtidas para melhorar a educação em seu município.