Projeto Bibliotecas em Rede avalia desempenho e prepara novas ações

Cultura
16/09/2014 17h34

O Projeto "Bibliotecas em Rede" realizou nesta terça-feira, 16, mais um encontro para promover ações em prol da leitura. Dessa vez a reunião aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dórea.  Desde julho deste ano, Sergipe foi escolhido para sediar o projeto, que é desenvolvido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Das seis bibliotecas participantes, duas são unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju): a Clodomir Silva e a Ivone de Menezes.

Na reunião, representantes das bibliotecas, da Ufscar, do Ministério da Cultura e a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Elisa Machado,  estiveram presentes para avaliar todas as ações que já foram realizadas até o momento. Além disso, o encontro, que se repete nesta quarta-feira, 17, tem como propósito definir quais serão os próximos passos do projeto que segue até dezembro deste ano. 

"Como passamos da metade do projeto, resolvemos fazer este encontro para avaliar a sua repercussão, e percebemos como os funcionários de bibliotecas estão se apropriando das novas práticas e  identificando as potencialidades que eles mesmos têm. Acreditamos que isso vai gerar várias ações novas e produtos futuros", explica Elisa Machado.  

A representante da Ufscar,  Profª Tereza Melo, ressalta que é sempre interessante para a Universidade trabalhar com o poder público, pensando em políticas publicas. "O projeto colocou pessoas que já participam de uma rede em potencial, tanto a âmbito nacional, estadual e municipal, para refletir sobre seu trabalho e suas práticas em conjunto. Até agora o resultado tem sido muito positivo, pois percebemos todo um esforço das bibliotecas em desenvolver ações em comum", afirma.

Segundo a diretora da Biblioteca Epifánio Dória e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Mírian Elorza, o projeto vem se consolidando a cada etapa. Ela conta que na ultima segunda-feira, 15, o grupo visitou as bibliotecas do município Arapiraca, em Alagoas, que conta com um total de nove bibliotecas e é referencia no Estado.  "Com estas etapas é possível traçarmos um planejamento com novas ações", conclui.