PMA entregará 410 casas a famílias egressas de ocupações

Assistência Social e Cidadania
17/09/2014 15h54

Esse é o momento da concretização do sonho das 410 famílias provenientes das ocupações do Loteamento Coqueiral e da Salinas de São Marcos. Na próxima sexta, 19, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), entregará as casas do empreendimento Vitória da Resistência, localizado no bairro Lamarão. "Graças a Deus chegou esse dia em que terei uma casa própria para viver com minha esposa e meus cinco filhos", declarou Manoel Messias do Santos, desempregado que vive de aluguel há quase 12 anos.

Segundo a coordenadora do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), Ayres Góes, o Residencial faz parte do programa de habitação do PAC, vinculado à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. Até a próxima quinta, 18, os beneficiários receberão as chaves e assinarão o termo de posse. "Fizemos um cronograma de entrega destas chaves e na sexta é a entrega das casas. Acreditamos que a moradia é mais um passo para o exercício da cidadania", ressaltou.

Qualidade de vida e Cidadania

Atrelado à construção das casas, há um projeto social que tem como objetivo preparar os beneficiários para o seu novo habitat. A diretoria de habitação da Semfas - junto a assistentes sociais, psicólogos e coordenadores - tem desenvolvido um trabalho intenso com foco na participação efetiva da comunidade beneficiária por meio de ações educativas. O projeto é dividido em várias vertentes, como educação, meio ambiente, empreendedorismo, comunicação interpessoal, saúde e geração de renda.

De acordo com a coordenadora do CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo - Lamarão, Luciana Prado Menezes, o projeto social teve como intuito mostrar para as famílias que há outras oportunidades na vida. "Através de um grupo criado após uma palestra da secretária Georlize Teles e intitulado de ‘Eu e Você no Novo Mundo', trazíamos palestras motivadoras e cursos para ao resgate da auto-estima dos beneficiários e para provar que eles também eram capazes, inclusive, de montarem pequenos negócios", disse Luciana.

A auxiliar de cozinha Edileusa da Silva, uma das beneficiárias do projeto, diz que mudou o comportamento após as palestras. "Elas nos orientaram e nos acompanharam durante todo esse tempo. Estou muito feliz e não vejo a hora de ir para a casa com meus filhos", afirmou.

A diretora de Habitação da Semfas, Virgínia Régia Chagas Rabelo, enfatizou a importância da humanização no trabalho técnico. "Hoje em dia não existe mais construir um trabalho técnico sem humanização. Queremos dar cidadania. Queremos que estas pessoas abracem o meio ambiente em que vivem e tenham melhoria na qualidade de vida", destacou.