Mais de 2 mil atendimentos são realizados pelos postos no horário estendido

Saúde
17/09/2014 16h07

Percebendo a necessidade de atendimento médico no turno da noite, a Saúde de Aracaju implantou há 15 dias a extensão de horário em seis Unidades de Saúde da Família (USF) em seis bairros da capital. Normalmente, o horário de funcionamento vai das 7h às 17h, porém, nos últimos dias, outra equipe começa a atender entre 17h e 20h nestes locais. A iniciativa vem surtindo efeito positivo e o número de atendimentos na parte da noite vem crescendo gradativamente. Nesta primeira quinzena, foram realizados 2.119 atendimentos somente durante as três horas do horário ampliado.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Aline Araújo da Silva, as primeiras avaliações da extensão no horário de atendimento surpreenderam toda a equipe. "Já podemos avaliar de forma positiva o atendimento nas seis USF que tiveram seus horários estendidos. Inclusive o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, já está vendo a possibilidade de ampliar o número de unidades com esse mesmo horário de funcionamento, mediante a grande procura por parte da população", informou.

Aline ainda pontuou que a mudança tem causado um alívio no índice de atendimento dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPA's). "Sabemos que boa parte das pessoas que procuram as UPAs poderiam ser atendidas dentro das USFs. Com essa extensão no horário notamos que boa parte das pessoas estão procurando atendimento básico nas unidades de seus bairros e isso, consequentemente, acaba contribuindo para que as UPAs realizem procedimentos mais complexos", avaliou a coordenadora.

Nestes 15 dias de horário estendido  nas seis unidades foram realizados 742 atendimentos de enfermagem, 725 atendimentos médicos, 350 aferições de pressão arterial, 129 administração de medicamentos, 75 vacinas foram aplicadas, 57 verificação de temperatura, 25 nebulizações e 16 curativos.

Confira a lista das Unidades de Saúde da Família que possuem horário de atendimento até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N. Bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100. Bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N.  Bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N. Bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro. Bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N. Conj. Augusto Franco).