Produtos orgânicos e da agricultura familiar são encontrados no Mercado Milton Santos

Serviços Urbanos
17/09/2014 16h26

Desde a sua abertura, o Mercado Municipal Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, destina uma área especialmente para produtos orgânicos e provenientes da agricultura familiar. A exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em contrapartida com a contribuição financeira no projeto, foi muito bem-vinda e garantiu a oferta à comunidade de 16 bancas para este tipo de comércio. O mercado foi inaugurado no mês de julho e possibilita aos moradores do bairro Farolândia e de toda a região da Zona Sul e também da Zona de Expansão a compra de produtos frescos em um local seguro e higienizado.

De acordo com o diretor do mercado, Antonino Gomes Mateus, o funcionamento do local tem possibilitado uma nova opção para a comunidade obter produtos saudáveis. "Desde que o mercado foi inaugurado, percebemos uma grande aceitação dos moradores do Augusto Franco e adjacências por o mercado ser um local novo e moderno que reúne em 152 bancas de vários produtos, ou seja, de carnes e hortifruti a produtos artesanais. A área de produtos orgânicos e da agricultura familiar, em modo particular, está sendo bem procurada pelos benefícios que oferece à saúde", explicou. 

O comerciante Marliton Pereira Oliveira oferta em sua banca mercadoria da agriculta familiar e esclarece algumas distinções deste produto com o orgânico. "As frutas e verduras da agricultura familiar podem ser consideradas semi orgânicos, já que praticamente não recebem agrotóxicos, o período de colheita é respeitado para que assim uma maior concentração de nutrientes seja mantida, entre outras medidas. São detalhes, mas que fazem a diferença de quem se preocupa em levar para a mesa produtos saudáveis, e temos tido uma grande procura", disse. 

A dona de casa Sônia Caula comentou que aproveita e sempre que pode realiza compras de produtos orgânicos no mercado. "Sou apaixonada por Aracaju, onde vivo há 26 anos, e achei um presente abrirem este mercado onde, além de oferecer vários produtos alimentícios, encontramos ainda orgânicos. Eu venho sempre que posso aqui", revelou.
E quando se fala em artesanato, o mercado concentra uma série de opções a partir de um projeto social. "O artesanato que é comercializado aqui faz parte de um projeto que envolve filhos de agricultores da agricultura familiar. Estamos muito felizes em fazer parte deste trabalho", afirmou a artesã Luana Maria Santos Xavier.

Bares

O Mercado Milton Santos oferece, ainda, quiosques que funcionam como bares. "Os dias mais procurados são os de sexta, sábado e domingo, já que estes locais são opções de lazer. Tanto para um café da manhã, como para um programa de amigos, os bares estão sendo uma excelente escolha já que também agregam músicas ao vivo. O café da manhã é oferecido de terça a domingo e shows nos dias de quarta, sexta e sábado à noite", salientou Antonino Gomes Pereira.