Saúde de Aracaju participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
17/09/2014 17h09

O secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, participou na manhã desta quarta-feira, 17, da Reunião Ordinária do Conselho Municipal da Saúde (CMS). Durante o encontro, reafirmou que deseja preservar a parceria entre Saúde de Aracaju e os conselheiros de Saúde que atuam em diversos bairros da capital como representantes dos usuários do sistema de saúde, defendendo a participação popular no SUS.  

O secretário apresentou algumas das principais ações mantidas à frente da Saúde no município. Luciano Paz afirmou que a gestão está focada em medidas para melhor atender os interesses e necessidades da população. "Tenho visitado as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para observar a realidade dos serviços e buscar soluções para os problemas. Estamos monitorando constantemente o funcionamento das UPAs 24h e há vinte dias não houve quebra de nenhum plantão", afirmou o secretário, acrescentando que a Saúde de Aracaju iniciou o uso de pontos eletrônicos para registro da frequência e pontualidade de todos os servidores.

O secretário interino acrescentou ainda que, para melhor atender à população e reduzir a fila de espera por consultas nas USF, foram adotadas medidas como ampliação do horário de atendimento das unidades dos bairros Japãozinho, Bugio, Santa Maria, Santos Dumont, Coroa do Meio e conjunto Augusto Franco. Atualmente, estas seis unidades dão expediente até as 20h. 

O gestor acrescentou que a Saúde de Aracaju também está voltada para revisar contratos com instituições prestadoras de serviços como clínicas e hospitais para que os usuários do SUS tenham acesso a mais leitos, exames e procedimentos. 

 A presidente do Conselho, Roseane Patrício, destacou que os conselheiros desejam sucesso para a nova administração da Saúde de Aracaju. "O gestor pode contar com a colaboração do Conselho, pois, nosso principal objetivo é contribuir para um SUS melhor, defendendo os interesses dos usuários", disse.

Durante o encontro, foram realizadas a leitura e aprovação do parecer do Projeto Pró - Mulher, do parecer da Comissão do Fundo Municipal de Aracaju, do Plano Municipal de Aracaju. Além disso, houve a apresentação do Relatório das Visitas das Comissões de Alta e Media Complexidade e Atenção Básica, do  CEO, das UPAs da Zona Sul e da Zona-Norte. Os conselheiros também apreciaram a pactuação de diretrizes, objetivos, metas e indicadores para 2014. A Reunião Ordinária foi realizada no Auditório do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, localizado na rua Socorro nº245, bairro São José.