Empenho dos professores é a aposta da Escola Rachel Cortes para elevar o IDEB

Educação
17/09/2014 17h31

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rachel Cortes, localizada no conjunto Agamenon Magalhães, reúne todos os ingredientes necessários para uma educação de qualidade: professores e equipe diretiva abnegados com o ensino são as principais características. A prova disso tudo foi o aumento significativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre 2011 e 2013, quando houve um avanço de 0,9 pontos, passando de 3,4 para 4,3. "O empenho dos professores com as atividades pedagógicas foi fundamental para a elevação do índice", destacou a diretora Josabete Boaventura.

A unidade de ensino atualmente conta com 457 alunos divididos entre a pré-escola e o ensino fundamental até o 5º ano. "O trabalho que desenvolvemos na escola é uma ação que atinge todas as classes. Temos uma série de projetos para melhorar ainda mais o ensino e buscar a valorização da educação como um todo, oferecendo ao aluno todo o conhecimento necessário", acrescentou a diretora.

Entre os projetos citados pela diretora Josabete está o Mais Educação e o Ensino Estruturado, onde está sendo trabalho o programa Alfa e Beto. "Os professores consolidaram a ideia do programa e mostram-se dedicados na aplicação em sala de aula. O planejamento que fazemos em nossas reuniões está sendo levado para os alunos com afinco", registrou. Por meio do Mais Educação, a escola também realiza um acompanhamento pedagógico individual diante da necessidade de cada criança.

A diretora ressaltou ainda o trabalho extraclasse realizado no horário de recreação dos alunos. "Com o apoio dos professores da área de Educação Física nós estamos promovendo atividades de socialização no recreio e o resultado disso se reflete também em sala de aula", disse Josabete. "No geral temos a certeza que a escola crescerá qualitativamente e a nossa perspectiva é oferecer o melhor para o aluno", finalizou. A pontuação estabelecida no IDEB 2013, que foi de 4,3 pontos, chegou a alcançar a meta projetada para 2017.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb - para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil - para os municípios.