Programa de Controle da Dengue realiza capacitação para os agentes de Endemias de Aracaju

Saúde
17/09/2014 18h16

A Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, está realizando uma capacitação com todos os 250 supervisores e agentes de Endemias da capital, com o objetivo de orientar os profissionais na utilização no novo larvicida - conhecido como Pyriproxyfen - que será lançado a partir de outubro. A ação está sendo realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) desde a última segunda-feira, 15, e irá acontecer até quinta-feira, 18, das 14h às 17h.

De acordo com o coordenador geral de campo do Programa da Dengue, Elielson Rodrigues, a capacitação é para explicar como utilizar o novo larvicida. "A orientação é necessária para que os agentes trabalhem em campo com a experiência do novo produto. Estamos dando um manual de instruções para eles lerem em casa e também tirando dúvidas de como fazer a diluição e os procedimentos de dosagens. O larvicida, que é colocado nos depósitos com água, é um hormônio de crescimento do inseto do qual a larva vai se alimentar, matando-a antes de se transformar em mosquito adulto", explica.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante, a troca de larvicida é uma autorização do Governo Federal. "Estamos seguindo as instruções do Governo Federal na utilização do novo produto, que tem a mesma característica do produto anterior. A diferença é que este deixa de ser líquido e passa a ser granulado, ou seja, em forma de pó. E o uso correto do produto, na quantidade ideal, evita que a larva crie resistência", afirma.

Taíse Cavalcante ainda explica que os agentes precisam orientar os moradores quanto ao uso do produto. "A população precisa entender que existem locais que não são para uso do larvicida, como ralos e baldes com água. Esses locais precisam de cuidados, e o produto químico só é utilizado em reservatório de grande quantidade de água que vai ficar por muito tempo armazenada para uso da família. Lembrando que o poder de ação do produto é de até 60 dias".

Para alertar a população, a coordenadora passa algumas instruções, afirmando que os agentes irão aplicar o produto e o morador ainda vai ver a larva viva. "A função do produto é fazer com que essa larva não se transforme em mosquito adulto. Se acontecer de crescer, há uma modificação na estrutura dessa larva. As pessoas ainda vão ver larvas, mas é preciso eliminar, retirando a água que está contaminada, se for um tanque muito grande. Mas se for um depósito pequeno, é preciso lavá-lo para que o ovo do mosquito não fique por até 450 dias esperando nova água para se desenvolver", diz.

A agente de endemias, Fabiana Silva da Conceição, afirma que essa capacitação é importante para saber como orientar os moradores. "A gente vai até as casas tanto pra fazer o tratamento da água, evitando os focos do mosquito de Dengue, como também passamos orientação aos moradores. E com essa capacitação teremos o que passar para eles", ressalta a agente.