Moradores do Padre Pedro, Conjunto Valadares e Paraíso do Sul recebem informações sobre Cata Bagulho

Serviços Urbanos
18/09/2014 12h01

Agentes ambientais se deslocaram até o Conjunto Padre Pedro, Conjunto Valadares e Loteamento Paraíso do Sul nesta quinta-feira, 18, para avisar aos moradores sobre a realização do programa Cata Bagulho neste sábado, dia 20 de setembro, a partir das 8h. Coordenados por educadores ambientais, os agentes repassam também informações sobre a importância da coleta seletiva, orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e dias e horários da coleta de lixo domiciliar.

De acordo com a educadora ambiental Tânia Sampaio, a região é alvo constante do descarte irregular de lixo. “Estas localidades sofrem com a prática executada pelos próprios moradores, e a vinda do Cata Bagulho para a região atrelada à informação que está sendo repassada de casa em casa pelos agentes poderá incentivar melhores hábitos e a conscientização destas pessoas”, explicou.

O agente ambiental Eduardo Santos comentou sobre a receptividade dos moradores com a ação. “A aceitação dos moradores é muito grande, tanto que muitos garantem que irão participar da ação no sábado descartando móveis velhos e materiais sem serventia acumulados em casa”, disse.

Ao todo, 15 agentes ambientais se dividem nos turnos da manhã e da tarde colocando em prática a iniciativa da Emsurb. No último sábado, 13, foram recolhidas no bairro Bugio 7,53 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos. Além disso, foram coletadas ainda 6,10 toneladas de material orgânico e 51 toneladas de material reciclável destinado à Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).