Semana Nacional de Trânsito 2014 é aberta na Praça Fausto Cardoso

Transporte e Trânsito
18/09/2014 14h29

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, abriu a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2014 em Aracaju. Junto aos parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), a solenidade aconteceu na Praça Fausto Cardoso, no Centro da cidade. A SNT deste ano acontece entre os dias 18 e 25 de setembro com o tema ‘Cidade para Todos: Prioridade e Proteção ao Pedestre'.

A cerimônia de abertura teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe, de Aracaju e do Mercosul, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. Após a solenidade, houve ainda peça musical baseada no tema da Semana, encenada pelo Grupo de Teatro da SMTT, ‘Os Cones', e exposição em estandes dos parceiros do Comsepat, como a Blitz da Saúde, no estande da Unimed-Sergipe.

Para o superintendente de transportes e trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, o dia de hoje foi um momento único para a SMTT e os parceiros. "A Semana Nacional do Trânsito começa com números assustadores e a gente precisa tomar providências. Do ano passado para cá, nós conseguimos reduzir o número de mortes em 27% e feridos em 7%. Mas o número de veículos envolvidos em acidentes aumentou. Por isso, precisamos conscientizar cada dia mais o nosso povo, mostrar à população que a cada momento que acontece um acidente, tem o risco de perdemos uma vida", expôs Nelson Felipe.

O comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Dória, falou sobre o trabalho dos bombeiros nos acidentes fatais no trânsito, em que eles precisam retirar as vítimas das ferragens dos veículos. Para ele, isso precisa ser evitado, mesmo que seja uma das atribuições do Corpo de Bombeiros. "Nós estamos sempre prontos para atender esses tipos de ocorrência, mas não é o que queremos. Gostaríamos que não tivéssemos mais esses tipos de ocorrência, pois o nosso objetivo é a diminuição do número de acidentes", comunicou o comandante.

Segundo o diretor-presidente do Detran/SE, Humberto Costa, o Brasil vive em um período de desordem estrutural, por isso, a Semana Nacional do Trânsito é realizada anualmente para relembrar às pessoas sobre a conduta cidadã nas ruas das cidades e rodovias também. "Eu imagino que isso não seja por falta de informação, pois os nossos condutores são preparados, mas o índice que existe com motociclistas, por exemplo, são exorbitantes. A questão não é formação, é a responsabilidade com o trânsito, com a construção da consciência de valores", afirmou.

Aliada à SMTT na luta contra as mortes no trânsito, a superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, Denise Lima, acredita que a educação é sempre a melhor forma de ganhar essa luta. "Temos visto uma falta de paciência grande no trânsito. Precisamos entender que motoristas nem todos são, mas pedestres somos todos. E somos pessoas que estão destruindo o lugar onde vivemos, em relação à violência no trânsito e a falta de respeito. Não enfatizo as leis de trânsito nesse momento, pois não precisaria falar sobre faixa de pedestre, respeito à faixa contínua, excesso de velocidade... e todos esses itens se houvesse respeito", falou.

A funcionária pública, Maria Angela dos Santos, acompanhou a solenidade de abertura da SNT e acredita que a Semana é importante para passar à população a importância da segurança no trânsito e a proteção à vida. "Abrange a consciência de cada um, pois sabemos o que precisa ser feito a partir de nós, tanto como pedestres como quanto motoristas, que é o respeito pelo próximo", disse Angela.

A Semana Nacional de Trânsito 2014 - ‘Cidade Para Todos: Prioridade e Proteção ao Pedestre' continua até o dia 25. Veja a programação completa: 

http://www.smttaju.com.br/images/pdf/PROGRAMACAO_SNT_SMTT160914.pdf