Semana do Trânsito leva orientações para motoristas e pedestres em Aracaju

Saúde
18/09/2014 16h54

Até o dia 25 de setembro, a Saúde de Aracaju, as Secretarias Municipais da Educação, Meio Ambiente, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e diversos órgãos públicos estão somando forças pela Semana Nacional do Trânsito. O evento é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Se) e Governo do Estado de Sergipe. A abertura da semana de atividades aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, na Praça Fausto Cardoso, centro da Capital, onde aconteceu montagem de stands com oferta de serviços de informações, aferição da pressão e distribuição de panfletos com orientações para população.

Os temas abordados para esta edição do evento são: “Pedestre , enfrente o trânsito, mas não arrisque sua vida” e “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”. Quem conferiu os stands elogiou a iniciativa. Este é o caso de Maria Adelina dos Santos que revelou ter familiares e amigos vitimados pelo trânsito.

“Muitas pessoas próximas a mim faleceram ou mesmo ficaram deficientes por conta de acidentes e imprudências. Acredito que é de grande importância a promoção dessa Semana que possibilitará uma reflexão sobre as normas, sinalização. Enfatizando que é necessário ter mais atenção sempre”, explicou Adelina. “Em Aracaju, nem sempre pessoas com dificuldade de locomoção conseguem atravessar a rua com segurança porque muitos dos motoristas costumam ultrapassar os semáforos e até mesmo parar em cima da faixa de pedestres”, enfatizou.

Os técnicos da Coordenação de Promoção da Saúde de Aracaju, Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva) e Programa Academia da Cidade também prestigiaram a abertura do evento. A técnica do Nupeva, Lijane Oliveira destacou que a Saúde de Aracaju estará engajada em ações educativas realizando nos próximos dias algumas ações de panfletagens nas ruas e avenidas. Além deste trabalho, a Saúde de Aracaju também fará um workshop com o tema ‘Cidade para as pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre’, que será realizado na sexta-feira, 19, para professores da rede pública e privada. Além disso, na manhã da próxima quarta-fera, 24 acontece na Unit o ‘II Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública – Cidade para as pessoas.

“O elevado índice de acidentes e violências no trânsito já se tornou um problema de saúde pública. Cada acidentado representa um custo a mais para o SUS, por isso foi criado na Saúde de Aracaju, o Nupeva, que vem atuar na conscientização dos cidadãos. Integramos o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) e estaremos presentes em diversas ações durante a Semana”, afirma Lijane Oliveira.

O diretor de Trânsito da SMTT, capitão José Luiz afirma que a parceria de todos os órgãos públicos e em especial da Saúde de Aracaju tem contribuição significativa para o êxito da Semana do Trânsito. “O trabalho em conjunto reforça o compromisso que todos nós temos para garantir a segurança do pedestre. A Saúde é um dos setores que mais sofrem com o aumento dos índices de acidentes, pois hospitais ficam lotados e mais leitos são ocupados. Vejo que a segurança no trânsito é um direito e responsabilidade de todos, não só dos órgãos gestores, o próprio cidadão pode também colaborar. Este ano, a Semana do Trânsito tem enfoque no pedestre, essa é uma forma de orientar as pessoas para que preservem as próprias vidas e não se coloquem em situações perigosas”, disse.

O diretor de Trânsito da SMTT informou ainda que em alguns pontos de Aracaju as pessoas não estão usando as faixas de pedestres e passarelas, com a intenção de encurtar o caminho, e também revelou que alguns pedestres fazem buracos em telas de contenção que são instaladas pelos próprios órgãos de trânsito para evitar atropelamentos. A conduta põe em perigo a vida dos que se arriscam.

Clique aqui e confira a programação.