II Seminário Aracaju Acessível conta com apoio do Executivo

Articulação Política e das Relações Institucionais
18/09/2014 17h30

Para dar continuidade às ações que fazem parte do Projeto ‘Aracaju Acessível', foi realizado nesta quinta-feira, 18, no auditório da Sociedade Semear, o II Seminário Aracaju Acessível: Práticas cidadãs de acessibilidade na educação inclusiva. Na ocasião, o secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, representou o prefeito João Alves Filho.

"São muitas as leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência, seja esta física ou psicológica, mas nem todos são conhecedores destas redes de serviços. É muito gratificante sabermos que o Poder Legislativo conta com o trabalho e a experiência de vida de um jovem cheio de ideais como Lucas Aribé. Hoje é o momento de trocarmos ideias, sugestões e abraçarmos novas causas. Sem dúvidas, Aracaju está avançando no tocante a acessibilidade", declarou Juvêncio Oliveira.

O Seminário trouxe para o público presente uma vasta programação, com a realização de Conferência Magna - com o tema: O desafio da diferença nas escolas -, com a participação das professoras e doutoras Maria Teresa Eglér Mantoan (Unicamp/SP) e Rita de Cácia Santos Souza (UFS/SE), também foram realizadas Rodas de Conversa, com temas diversos: A Era Pós Deficiência, Acessibilidade Arquitetônica, Acessibilidade ao Conhecimento, dentre outros.

A doutora Maria Teresa Mantoan, com uma palestra rica em informações e exemplos práticos sobre a inclusão social, proporcionou uma excelente reflexão para o público, além de parabenizar a consciência dos aracajuanos. "É uma alegria estar aqui hoje e poder passar um pouco da minha experiência. Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade muito resistente à inclusão, porém estamos percorrendo um caminho de vitórias. Para convivermos em uma sociedade decente é imprescindível que acreditemos na capacidade do outro. Em Aracaju, já soube de exemplos muito positivos entre professores e alunos, pois na educação não se deve adaptar o conhecimento, mas sim, lançar desafios, superar os limites", destacou.

Idealizador do projeto, o vereador Lucas Aribé mostrou grande emoção e sensibilidade com o sucesso da campanha. "Acredito que para a modernidade em que vivemos atualmente é de extrema importância esse contato entre diversos profissionais e cidadãos que vivenciam as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência. Fico emocionado ao sentir o apoio dessas pessoas, aqui hoje, por exemplo, temos mais de 200 inscritos. Estou muito feliz, pois a acessibilidade inicia na conscientização e se propaga com a execução de boas práticas, as quais devem priorizar o respeito para com o outro. Aracaju tem tido grandes avanços nesta área através de uma Legislação ativa e apoio de muitas pessoas, mas ainda temos muito a conquistar e a realizar!", confessou Lucas Aribé.

O Projeto ‘Aracaju Acessível' integra a Campanha de Práticas Cidadãs de Acessibilidade, a qual vem sendo desenvolvida desde o último dia 14 na capital aracajuana, e se tornou pauta de sessão na Câmara Municipal. O evento contou com o apoio de diversos parceiros, dentre eles a Prefeitura Municipal de Aracaju ( PMA), através da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Secretária Municipal da Educação (Semed), bem como a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).