Data para os pagamentos dos artistas do Forró Caju já está marcada

Cultura
18/09/2014 18h25

Representantes do Sindicato e Associação dos Músicos de Sergipe se reuniram hoje, 18, com os secretários Carlos Batalha da Secretaria de Comunicação de Aracaju, Luciano Paz, da secretaria da Fazenda e Leozinho Viana da Funcaju. Foi definido na reunião o montante que será pago aos artistas e os dias em que esta ação ocorrerá.

A proposta do secretário Luciano Paz foi aceita por todos os envolvidos na ocasião. Ficou acertado que todos os artistas regionais que tocaram no Forró Caju 2014 receberão amanhã, 19, a quantia de cinco mil reais cada. Ou seja, os artistas que faltam receber o pagamento menor ou igual a esse valor, já terão as suas pendências quitadas, o que representa quase 70% do elenco pendente. Para os artistas que foram contratados para receber mais de cinco mil reais, além dessa parcela paga nesta sexta-feira, a partir do dia 10 de outubro eles terão todo o restante da dívida paga por completo.

O montante que será pago aos artistas acumulado fica em torno de 700 mil reais, quitando permanentemente a dívida de 66 bandas que tinham pendências com a Prefeitura Municipal de Aracaju. Na reunião, os representantes frisaram o bom tratamento recebido na Prefeitura e criticaram o posicionamento hostil de alguns músicos, segundo o representante da Associação dos Músicos de Sergipe, Alberto Marcelino.

Para o secretário Luciano Paz, a reunião foi extremamente positiva para todos os envolvidos. "Entendemos que a prefeitura está com algum débito junto à classe dos músicos e por compreender a necessidade que cada um de querer receber pelo serviço prestado. Porém, os músicos da mesma forma entenderam as dificuldades que passam os municípios hoje, não só Aracaju, e chegamos a um acordo".

Alberto Marcelino disse, ainda, que entende a situação financeira do município. "Nos sentimos contemplados, diante da situação que foi colocada de dificuldade financeira por parte do poder público, mas é o que pode ser feito no momento e isso contempla a maior parte dos artistas. A reunião foi muito produtiva".

O secretário de Comunicação Carlos Batalha relembrou a valorização do artista sergipano que a atual administração sempre priorizou. "A prefeitura nunca se privou de incentivar, investir na prata da casa, mesmo por que, pelo prefeito João Alves passam todas as grandes ações que esse Estado teve e que esse município também. Exemplo disso é o incentivo e o resgate como houve este ano de uma festa tradicional com mais de cem anos que foi a rua do São João, com mais de 17 dias de festa, com todos os músicos já recebendo. E realmente houve um hiato no pagamento dos demais artistas, devido a uma queda brutal de receita de junho pra cá, inclusive com dificuldade de repasses tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado", afirma o secretário.