Equipe do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor passa por dia de treinamento

Formação para o Trabalho
19/09/2014 17h38

A equipe de profissionais que prestará os serviços oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) teve nesta sexta-feira, 19, um dia dedicado ao treinamento. Os novos colaboradores, bem como representantes de outros setores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), assistiram a palestras e receberam as primeiras orientações acerca das atividades que executarão.

A unidade, com sede no Bairro Santos Dumont, recebe os últimos ajustes para ser inaugurada já nas próximas semanas. Lá, estarão reunidas tanto as ações de encaminhamento ao mercado de trabalho, através da Agência do Trabalhador, quanto o atendimento aos empreendedores formais e informais. O espaço centralizará os processos em torno da emissão de alvarás, licenças e demais diligências necessárias à abertura e formalização de pequenos negócios.

Por isso, um dos palestrantes foi Bruno Pereira, do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "[No Cate] Os microempreendedores individuais já ficam cientes das exigências dos diferentes órgãos, sabendo que precisarão atender às normas ambientais, sanitárias e de segurança", afirma Bruno, que, durante sua apresentação, explicou os trâmites e procedimentos envolvidos na conclusão das análises ambientais. "Vai depender da natureza de cada atividade", pondera.

Para instruir o grupo que ficará na Agência do Trabalhador, o convidado para a palestra foi Sérgio Filgueiras, professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na área de gestão. "Trato de temas como currículo, entrevista, empregabilidade, ética, postura profissional e a importância da comunicação", detalha Sérgio, enfatizando que a dimensão do setor vai além do recrutamento e seleção. "Ali é uma triagem. Mas o objetivo não é só pegar os melhores, é abrir a mente para que os outros também melhorem", analisa o professor.

Pioneirismo

O resultado do dia de treinamento, segundo os profissionais que trabalharão no Cate, foi satisfatório. "Adorei. Deu para entender tudo direitinho. É um serviço vai ajudar bastante a população", diz Rebeca de Castro, que integrará a Agência do Trabalhador. "Gostei muito. É importante para nós sabermos o que vamos passar aos candidatos. Ele [Sérgio Filgueiras, do Senai] explicou muito bem todos os pontos necessários", complementa Mariana Moura.

Após prestigiar a programação da manhã, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, fez questão de retornar no turno da tarde - que teve a presença de um consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "O Cate é um projeto pioneiro, e o trabalho de vocês vai agregar valor ao que a gente faz", garante Gláucia, que deu boas-vindas à equipe, agradeceu aos parceiros e celebrou o trabalho realizado pela Fundat. "Para a gente, não basta capacitar e direcionar ao mercado, nosso principal objetivo é mudar a vida das pessoas".