Saúde de Aracaju realiza Campanha de Vacinação Antirrábica na zona sul da Capital

Saúde
20/09/2014 21h44

Durante este sábado, 20, agentes comunitários, agentes de endemias e profissionais da Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju trabalharam na zona sul de Aracaju, vacinando e administrando a Campanha Nacional Antirrábica. Neste primeiro dia de implantação dos postos fixos, 35 unidades foram montadas, funcionando das 8h às 17h nos bairros: Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, Santa Tereza, Aruanda, Santa Maria e São Conrado, Robalo e Mosqueiro.  

Segundo explicou o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, foi muito importante dividir a Campanha em diversos momentos, para ampliar o número de animais vacinados, oportunizando maior acesso da população aos pontos fixos instalados.

“Tivemos entre os dias 15 e 18 a vacinação antirrábica itinerante, onde percorremos diversos pontos da zona de expansão da Capital, vacinando de casa em casa, em locais de difícil acesso. Neste sábado, montamos 35 pontos, com 140 pessoas trabalhando diretamente na vacinação, contemplando bairros e conjuntos da zona sul de Aracaju. No dia 27 de setembro teremos a criação de outras dezenas de postos fixos espalhados nas demais regiões da cidade e para concluir, dia 11 de outubro encerraremos a Campanha nas outras áreas restantes. Em breve divulgaremos os pontos fixos destas próximas datas. Com isso percorreremos toda a Aracaju, aumentando consideravelmente o espaço de atuação de nossas equipes. Este trabalho é feito com a união de diversos setores, todos empenhados em vacinar gatos e cachorros, livrando os bichos e pessoas da possibilidade de contrair a raiva, pois se trata de uma doença que passa do animal doente para o ser humano”, disse Luciano, quo e esteve em alguns postos acompanhado do adjunto da Saúde de Aracaju, Adalberto Dantas Canuto Júnior.

De acordo com a diretora de diretora de Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, os trabalhos para montar essa grande infraestrutura começaram há três meses, possibilitando um mapeamento completo de Aracaju no tocante à vacinação.

“Este trabalho conta com o apoio e motivação dos nossos agentes de endemias e comunitários, pois estes profissionais trabalham diretamente com a comunidade local, o que facilita a comunicação tanto nas vésperas da Campanha quanto nos dias de atuação. Vale ressaltar que durante estes dias de vacinação, nós colocamos supervisores por área de trabalho, monitorando e resolvendo questões de logística. Deixamos também quatro veterinários de plantão no Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), para possíveis questões ligadas ao estado de saúde dos animais. Além de todo esse suporte, tanto eu quanto a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes e a coordenadora do CCZ, Cristiane Remigio monitoramos os pontos fixos também dando um suporte informativo sobre a ação”, explicou Tereza.

A Campanha Antirrábica é um momento especial de carinho entre as pessoas e seus animais. O cuidado com a saúde dos bichos é algo levado a sério, tanto é que muitos donos comparecem aos pontos levando a carteirinha de vacina. “Sempre dou a vacina, pois é algo que protege o animal e consequentemente nossa saúde também. É preciso ter esse cuidado com eles que nos dão tanto amor”, enfatizou Rosa Pereira, dona da Mel, uma poodle que ficou bastante comportada na hora de receber a vacina.

Para Marcos Antônio Matos Santos, que participa de campanhas de vacinação de animais há 20 anos, o importante é o dono ter consciência da saúde de seu bicho de estimação. “A vacinação é um ato simples, rápido, que só trás sequelas se o animal já estiver doente. Por isso, é importante que a pessoa antes de levar o animal tenha certeza de que ele está saudável, sem apresentar nenhum problema de saúde”, alertou.

Com todo o cuidado, Gilvaneide Almeida Santos, levou o gato Faísca para receber sua primeira vacina. “Ficamos sabemos a partir de uma amiga de minha filha, que trouxe o cachorro pra tomar a vacina. Assim, resolvemos cumprir com nossa obrigação e preservar a saúde do Faísca. A partir de agora, com a carteirinha dele de vacinação, vamos prestar atenção nas datas das próximas campanhas”, disse.

Até o momento, desde que iniciou a campanha com a vacinação itinerante, o CCZ já vacinou contra a raiva, 11.284 animais de estimação, sendo 7.202 cães e 2.010 nos postos fixos este sábado; e 2.072 - 1.469 cães e 603 gatos - na ação realizada de casa em casa na Zona de Expansão. Este ano, a meta do município é vacinar 44 mil cães e 13 mil gatos. Deve receber a vacina todos os cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).