“A comunidade já compreendeu nosso papel”, garante coordenadora de UQP da Fundat

Formação para o Trabalho
22/09/2014 17h53

Por todos os cantos da cidade, os aracajuanos podem ter acesso aos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). De forma descentralizada, a Fundat expande as oportunidades de qualificação através das turmas ofertadas nas dezenas de entidades parceiras, bem como em uma das sete Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) que gerencia. Uma delas é a UQP Célia Maria Brandão, localizada na Avenida Desembargador Antonio Goes, no Bairro Coroa do Meio.

Ao longo destes nove meses de 2014, o espaço já abriu matrículas para mais de 200 vagas e recebeu dez diferentes tipos de cursos. Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), houve turmas para Recepcionista de Eventos, Inglês Básico, Espanhol Intermediário e Agente de Informações Turísticas - todas com o conteúdo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pela Fundat também aportaram por lá, com turmas de Telemarketing, Boneca de Pano, Bolas Finas e Biscuit - previsto para terminar nesta semana. "A unidade vem promovendo cursos à comunidade para inserir seus alunos no mercado de trabalho, como também qualificar esses alunos para terem seus próprios negócios", explica a coordenadora da UQP Célia Maria Brandão, Sylvia Calasans.

Ela destaca ainda que o espaço apresenta-se como um ambiente agradável e otimizado para que todos possam desempenhar suas atividades com qualidade e satisfação. "A comunidade já compreendeu nosso papel junto a eles, e nós levamos a sério a credibilidade que adquirimos junto ao nosso público", afirma a coordenadora, lembrando que quem se matricula nos cursos ofertados da UQP não são apenas os moradores da Coroa do Meio. "Temos alunos de outras regiões que vêm se juntar a nós por confiarem no nosso comprometimento", ressalta Sylvia.

Carreta do Senai

Além de tudo isso, o endereço também abriga a carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma sala de aula itinerante que colabora ainda mais com o trabalho realizado pela Fundat na capital. Por lá, já passaram os cursos de Costureiro e Operador de Máquina de Corte de Roupas, que segue em andamento até o próximo dia dez de outubro.