Aulão de Ciências da Semed motiva alunos do 8º ano do Ensino Fundamental para a Prova Brasil de 2015

Educação
23/09/2014 17h43

Num clima de muita descontração e diversas atividades, aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, no Teatro Atheneu, o Aulão de Ciências para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Editora Positivo e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, o evento visa motivar os estudantes para a efetiva participação na Prova Brasil de 2015.

​Representando a secretária da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, a adjunta da pasta, professora Osvaldina Ribeiro da Cruz, fez a abertura do Aulão agradecendo a presença de todos e salientando a importância do evento. "Hoje é um dia de sucesso e grandes avanços pelos bons indicadores que o município conquistou na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), graças a vocês alunos", afirmou.

"Por isso, estamos aqui prestigiando esse Aulão de Ciências com um grupo seleto de professores da Editora Positivo e Sistema Aprende Brasil", enfatizou a secretária adjunta da Educação, e concluiu, garantindo que todos que fazem a Semed amam os estudantes da rede municipal como se fossem seus filhos.   

O diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), professor Dênison Ventura Sant´Ana, salientou que o Aulão já se tornou uma atividade pedagógica que visa desenvolver jogos e raciocínio que trabalham o potencial dos alunos no âmbito da capacidade de caráter nacional.

"Com um evento desse, queremos demonstrar a capacidade do cotidiano da rede municipal, pois não é só fazer atividades, podemos melhorar a educação. Com o apoio da secretária Marcia Valéria, da adjunta Osvaldina Ribeiro e a parceria do Grupo Positivo que trabalha com os alunos do 6º ao 9º anos, temos tido melhorias significativas na qualidade com a participação efetiva dos professores e gestores", enfatizou.

A coordenadora Regional do Sistema Aprende Brasil (Editora Positivo), Maria Cristina Rodrigues, a proposta do Ministério da Educação (MEC) é aplicar avaliações externas de Português, Matemática e Ciências visando a Prova Brasil. "Para sensibilizarmos os alunos para a disciplina Ciências, incluímos a mesma no próximo "Hábile", que é um sistema de avaliação da Editora Positivo que é o exame que eles vão participar na próxima semana", explicou.

Maria Cristina ressalta ainda, que a proposta do INEPE (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é em relação a Prova Brasil, que visa sensibilizar o sujeito que é um dos ativos principais, neste caso, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental que se preparam para a Prova Brasil de 2015 voltada para os adolescentes.

Aulão é marcado por diversas atividades

O Aulão de Ciências foi ministrado pelos assessores de Ciências a Natureza, Jaílson Ropdrigues Pacheco e Elisângela Karine Martins, que interagiram com os alunos desenvolvendo atividades utilizando quatro critérios - organização, se fizeram corretamente, disciplina, participação e uso dos materiais. Mas antes, explicaram o que é a Prova Brasil indagando: "O que eu tenho a ver com isso?"

A estudante Deisiane Costa Santos, de 13 anos, da EMEF Juscelino Kubitschek, considerou o evento como ótimo e divertido na forma como os professores estavam passando os conteúdos. "Da forma descontraída como eles propõem as questões a gente memoriza os conteúdos sem precisa decorar", avaliou.

Sua colega de escola, Marta Lima dos Santos, também de 13 anos, disse que boa parte dos conteúdos de Ciências já foram vistos em sala de aula. "Agora é só reativar a memória nesse Aulão e revermos os assuntos para que em 2015 possamos fazer uma boa Prova Brasil, porque depois do Ensino Fundamental é só exames: Enem, Pisa e outros", concluiu.