Agente de trânsito participa de curso de segurança cidadã em Salvador

Transporte e Trânsito
24/09/2014 14h24

Representando a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, o agente de trânsito, Paulo José Silva Santos participou de 15 a 19 deste mês, do Curso de Convivência e Segurança Cidadã, em Salvador- BA.

Ministrado pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UNB), Haydée Caruso, o curso teve o objetivo de discutir a redução dos fatores de riscos e conflitos na construção da ordem pública, apresentando inclusive a dinâmica pública como motivadora do processo de socialização entre pessoas com interesses convergentes e divergentes.

No curso, os participantes aprenderam que o processo de socialização possui três etapas, primeiro a formatação de projetos focados na prevenção social às causas conflituais, segundo o agir em si, partindo para a terceira etapa, que tem foco na relação das polícias com a sociedade, item importante para a prevenção de problemas.

Para o agente Paulo, "foi de grande valia o curso promovido pelo Ministério da Justiça, valendo ressaltar a ideia de integração da Dra. Georlize Teles, promovendo a convivência e a integração dos órgãos e das pessoas que os compõem, em torno de um único fim: a segurança pública em suas várias áreas de atuação".

O curso foi promovido pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, tendo como público-alvo, gestores públicos vinculados às questões de segurança pública da região Nordeste.