Biblioteca do novo Centro Cultural de Aracaju recebe doações

Cultura
24/09/2014 17h46

O novo Centro Cultural de Aracaju, que deve ser inaugurado no próximo mês, recebeu esta semana duas grandes doações de livros para a Biblioteca Mário Cabral. As doações foram feitas pelo Instituto Dom Luciano Duarte e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). A Biblioteca é um dos diversos espaços abrigados pelo Centro Cultural, que será administrado pela a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

A primeira doação recebida foi de livros do escritor aracajuano Mário Cabral, que dá nome a Biblioteca. A coleção fazia parte do acervo da Biblioteca Jean Guitton que está aos cuidados do Instituto Dom Luciano. Além dos livros, a nova Biblioteca foi presenteada com medalhas como as de Mérito Cultural, Mérito Serigy, Medalha da Associação Sergipana de Imprensa, Medalha 150 anos de Aracaju e Título de Cidadão da Cidade do Salvador.

 A doação foi realizada pela presidente do Instituto Carmem Duarte, prima do escritor. "Como a nova biblioteca faz uma homenagem e leva o nome do meu primo Mário Cabral, dentro de um espaço como o Centro Cultural de Aracaju, entendi que o acervo, que conta grande parte de sua vida e obra, estaria no lugar certo", argumentou.                

A segunda doação de livros recebida pela Biblioteca Mário Cabral, foi do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, que também é um centro cultural. O acervo doado conta com mais de 16 mil títulos, entre livros e periódicos incluindo obras raras que tratam do Brasil, da região nordeste e de Sergipe.

O Presidente do IHGSe fala do motivo da doação. "Como a Biblioteca Mário Cabral está começando a constituir um acervo em um novo espaço cultural, vimos que seria uma grande oportunidade para partilharmos nossa coleção com outro centro cultural, que tem responsabilidade, importância e também é de acesso ao grande público".

Para a coordenadora cultural do Centro e vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, as doações representam um grande e importante presente para a Biblioteca.  "Diferente das outras, esta biblioteca terá um acervo voltado principalmente para títulos de autores sergipanos, o que torna esta doação ainda mais especial", ressaltou.