Mulheres apostam no artesanato como alternativa de renda

Formação para o Trabalho
25/09/2014 13h52

Na tarde desta terça-feira, 24, diversas mulheres concluíram os cursos livres de Caixa de Presentes e Bijuterias, realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros José Conrado de Araújo e Coqueiral, respectivamente. Os cursos, com carga horária de 20h cada, são oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

Os cursos possibilitaram o desenvolvimento do lado artesanal das mulheres, dispostas a ocupar o tempo com algo que lhes trouxesse satisfação pessoal. Além disso, as atividades estimularam a idealização ou melhoria dos seus próprios negócios. Foi o caso de Gésica Costa, aluna do curso de Caixa de Presentes. Ela já fez outras oficinas na Fundat ligadas a artesanato, entre elas a de Boneca de Pano, que se tornou um ofício. "O curso foi maravilhoso e já recebi encomendas", diz Gésica, que agora terá onde colocar as bonecas confeccionadas.

Segundo a instrutora Ionizete Ferreira, as alunas aprenderam dois tipos de caixinhas de presentes: uma com papel micro ondulado e outra com papel paraná. "Cada uma delas fez duas caixas, e foram praticando durante o curso", conta a instrutora. Já no Bairro Coqueiral, meninas que vivem em situação de baixa renda aprenderam a produzir variados tipos de bijuterias. Foram brincos, colares e pulseiras de variadas cores, tamanhos e materiais - como fio de seda, silicone, alfinete e miçangas, etc.

Pela primeira vez ministrando um curso no Cras do Coqueiral, a instrutora Lucicléia Sampaio enfatizou a atenção e produtividade das alunas desde o início até o fim do curso. "Não tivemos frequência de faltas, foi quase 100% de presença, além de terem sido pontuais", relata Lucicléia, com sentimento de missão cumprida. "Foi ótimo. É um benefício para mim, que quero trabalhar em cima disso", afirma a aluna Eliane Lins, visando à comercialização das bijuterias. "Já comprei alicate, fio, só faltam as pedras, porque são mais caras", explica.

Patchwork

Ainda na terça-feira, também chegou ao fim o curso livre de Artesanato em Patchwork, promovido no Cras Risoleta Neves, localizado no Bairro Cidade Nova. O Patchwork é uma arte voltada à produção de objetos através de retalhos de tecidos. Durante o encerramento, a coordenadora do Cras, Luciana de Souza, ressaltou o entusiasmo e interatividade da turma. "É muito especial e satisfatório promover isso para elas", destaca Luciana.