SMTT e Advise discutem soluções para melhoria da acessibilidade no transporte público

Transporte e Trânsito
25/09/2014 14h31

Diretores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o secretário adjunto da Defesa Social e da Cidadania, Arivaldo Barreto, receberam nesta quinta-feira, 25, representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Advise). Na ocasião, os associados apresentaram uma proposta para a acessibilidade de deficientes visuais ao transporte público.

O sistema funcionará com um aplicativo para smartphones, que transmitirá para a pessoa com deficiência, o som e a voz da informação solicitada. É o que expõe o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, Jossivaldo Silva de Jesus. "Nós estamos hoje aqui para apresentar um projeto de acessibilidade nos ônibus. Este projeto vai possibilitar automonia ao deficiente. Eu não vou precisar perguntar ‘que ônibus é esse?' ou perguntar ao motorista ‘que ponto é esse?'. O sistema vai me dizer tudo", explicou.

Para o secretário adjunto da Defesa Social e da Cidadania, Arivaldo Barreto, esse sistema será uma inovação. "Irá facilitar o trânsito das pessoas com deficiência visual e porque também ajuda as pessoas que não são deficientes. Ele trás uma novidade para o sistema de transporte, que é a informação on-line, exata dos ônibus que estão vindo, os pontos onde estão parando, então, toda a sociedade ganha", falou.

Segundo Arivaldo, é pauta da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania melhorar a acessibilidade de todos na cidade de Aracaju. "Para esse projeto, temos duas frentes de trabalho. Um delas já está em andamento pela diretoria de planejamento e sistemas da SMTT, através do seu diretor, Francisco Navarro, que é a licitação do transporte público, já pensando na implantação de sistemas de facilitem ao usuário. A outra frente é junto com o pessoal apresentado pela Advise, que já implantou esse sistema na cidade de Ribeirão Preto [São Paulo]. Vamos contactá-los para que eles venham apresentar esse sistema para nós", disse.

O sistema não deverá ter custos para o município, já que é próprio da empresa, sendo a implantação feita por ela e com convênio técnico com as empresas de ônibus.