Semed lembra Dia Nacional do Surdo com apresentação de habilidades artísticas

Educação
25/09/2014 17h10

O Dia Nacional do Surdo será lembrado nesta sexta-feira (26), pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), com uma apresentação no auditório Antônio Vieira (anexo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos). O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Especial (COESP) da Semed.

A professora Jailma Rezende da Costa Santos, coordenadora da COESP, informa que a comemoração faz parte do encerramento das atividades da Semana da Acessibilidade, que tem como temática a "Acessibilidade Total: Barreiras Atitudinais e como Vencê-las". "O evento será marcado pela apresentação dos alunos da rede municipal que desenvolveram suas habilidades artísticas", enfatiza.

Durante a comemoração, observa a professora Jailma Rezende, será entregue o certificado de honra às pessoas que têm uma grande relevância na Educação Especial da rede municipal de ensino de Aracaju.

A coordenadora do COESP lembra que a Semana de Acessibilidade é um projeto de iniciativa do vereador Lucas Aribé que conta com o apoio de toda rede municipal de ensino, por intermédio da secretária Municipal de Educação, Marcia Valéria Lira Santana, da secretária adjunta, Osvaldina Ribeiro da Cruz, e do diretor do Departamento de Educação Básica, Dênisson Sant´Ana.

Ela destacou ainda, que estarão prestigiando o evento, além dos alunos, seus familiares e professores e o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Everton de Jesus.

Dia Nacional do Surdo

O Dia Nacional do Surdo foi criado pela Lei nº 11.796/2008, que visa fazer com que a sociedade reflita sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e se elas estão tendo seus direitos respeitados.

Outro aspecto importante, é que o Decreto nº 5.626/2005, torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores e a Educação Bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva.