Mutirão de consultas e exames beneficia 127 pessoas em Aracaju

Saúde
29/09/2014 13h46

Quem foi ao mutirão de ultrassonografias e de consultas oftalmológicas promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS), na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, elogiou o atendimento prestado. Nos dois dias, foram atendidas 127 pessoas. Uma delas foi Maria Nilda Rocha dos Santos que mora no conjunto Augusto Franco e compareceu cedo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos na sexta para fazer a ultrassonografia. "Quando recebi a ligação da Saúde de Aracaju informando que fariam o exame, foi uma ótima surpresa. Acredito que esses mutirões devem acontecer mais vezes", afirmou.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Especializada (REAE), José Soares, durante a ação foram realizadas 42 ultrassonografias de diversos tipos e 85 consultas oftalmológicas. "Nossa expectativa é já no próximo mês, na sexta-feira, 10 de outubro, dar continuidade ao mutirão de ultrassonografias, chamando mais usuários que aguardam pelo exame. A partir do sábado, dia 11, também avaliaremos a possibilidade de estender o atendimento especializado para mais pessoas".

Quem também voltou para casa satisfeito com o atendimento foi Antônio Batista dos Santos que trabalha como vendedor de cereais. No sábado, ele chegou cedo no Cemar do conjunto Augusto Franco no sábado. Ele estava com consulta marcada para as 9h, mas foi atendido com uma hora de antecedência. "O mutirão da Prefeitura foi uma boa iniciativa, me surpreendeu essa forma mais humana de tratar as pessoas. Foi um ótimo atendimento que recebi e já sai com a receita para fazer meus novos óculos", disse.

A aposentada Maria de Lourdes dos Santos, 72 anos, também contou que após a consulta com o oftalmologista saiu com marcação de exames e encaminhamentos que permitirão, em breve, fazer cirurgia.  "Ligaram pra mim da secretaria e vim logo para a consulta, pois estava precisando. Estava tentando marcar através do Posto de Saúde porque vinha sentindo dificuldade de enxergar e o olho lacrimejando. Aqui no Cemar hoje os médicos foram muito atenciosos", afirmou.

De acordo com o coordenador da REAE, os mutirões seguirão acontecendo de maneira planejada.  "Nossa expectativa é dar continuidade aos mutirões. No dia 10 de outubro estaremos chamando mais pessoas que estão na fila à espera de realizar ultrassonografia. E no sábado, 11, também avaliaremos a possibilidade de realizar consultas com médicos de outras especialistas", disse José Soares, destacando que o trabalho está sendo desenvolvido graças à cooperação de diversos profissionais da Saúde de Aracaju. "A orientação do secretário interino, Luciano Paz, é para que possamos reduzir a fila de espera por exames e consultas e estamos contando com a colaboração de diversos profissionais para atendermos à população".

Ao lado do prefeito em exercício, José Carlos Machado, o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, conferiu no sábado o andamento do mutirão de oftalmologia. "Nossa intenção é nos próximos mutirões modificar as áreas contempladas com outros exames e procedimentos para melhor atender as diversas necessidades da população. A Saúde também trabalha para que o cidadão tenha acesso às consultas e exames do SUS, rotineiramente, nas unidades de saúde", informou.

O prefeito em exercício ouviu a população e reafirmou que a atividade representa o resgate de um compromisso firmado pela Prefeitura de Aracaju que é melhorar o atendimento na área da saúde. "Vamos reduzir as filas de espera por atendimentos e melhorar a atenção dada à população de Aracaju seja na marcação de consultas, ou mesmo na realização de exames", afirmou.