Saúde de Aracaju vacina mais de 20 mil animais

Saúde
29/09/2014 15h25

Desde que a Campanha Antirrábica foi iniciada em Aracaju, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já vacinou contra a raiva 20.275 animais de estimação, sendo 15.838 cães e 4.887 gatos. Quem ainda não levou o bicho para receber dose da vacina deve se programar para garantir esse cuidado essencial à saúde dos animais caseiros. A última etapa da vacinação em Aracaju acontecerá no dia 11 de outubro, nos bairros na Zona Norte da cidade. Devem receber a vacina todos os cães e gatos com mais de quatro meses de idade, exceto os doentes (animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).

A coordenadora CCZ, Cristiane Remigio Valério, reforça que a meta do município é vacinar 44 mil cães e 13 mil gatos. "Pedimos que todos colaborem com a campanha levando os animais para vacinar, pois prevenir a raiva é garantir uma segurança a mais para a saúde do bicho e também para a das pessoas. A raiva pode matar o animal e também contaminar pessoas em casos de acidentes com mordida ou contato de ferimento com a saliva do bicho doente", explicou.  

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Net), em 2014 o SUS realizou 362 atendimentos de pessoas que foram mordidas por cachorros ou gatos. Em alguns dos casos notificados, os pacientes tiveram de receber soro antirrábico ou vacina. Em 2013, o Sinan/Net confirma que houve 1.056 atendimentos desta natureza.

Durante a campanha, os donos dos animais devem apresentar o cartão de vacinação do animal, caso não possua identificação, na hora da vacina o bicho receberá seu cartão de vacinação. Para prevenir acidentes, os cães devem estar com coleira, usando também focinheira (principalmente para animais mais bravos). Já os gatos, que são mais ariscos, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes.

No próximo dia 11 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica estará nos seguintes locais:

 

18 do Forte

Praça Maria Quitéria - 28 BC

Av. Visc. De Maracaju - Igreja Pio X

Av. Nova Saneamento

Palestina

UBS -Francisco Fonseca

 

Cidade Nova

UBS - Quintiliano da Fonseca -

Avenida M, 369 - Lot. Pau Ferro

 

Japãozinho

UBS - J. Augusto Barreto

 

Coqueiral

UBS - Eunice Barbosa

 

Porto Dantas

Associação dos Moradores

 

Soledade

Rua Verde Violeta, 330 

UBS - Carlos Hardman

Loteamento Sr Bomfim

 

Lamarão

 

Pça. da Igreja Católica

 

Tamandaré

Pça da Av. Airton Senna

 

Stos. Dumont

DNIT - Pça da Av. Maranhão

Rua Mato Grosso / Recife - J.C. de Araújo

CSU - Rua Alagoas - J.C. de Araújo

AV. Euclides Figueiredo (SESI)

Pça Ulisses Guimarães

UBS - J. M. de Souza

Rua Bela Vista, 468

UBS - Mazzé Lucas

 

São Carlos

Posto Policial

 

Conj. Maria do Carmo

Av. Santa Gleide

 

Veneza I

UBS - Walter Cardoso

 

 Lot. A. Catarina

Rua G, 905

UBS -Onésimo Pinto

 

J. Centenário

Rua Bela Vista, 305

 

Bugio

Pça.  Osvaldo Mendonça

Pça.  do Anchietão