Semana do Idoso é aberta com palestra sobre fitoterapia na USF Manoel de Souza

Saúde
29/09/2014 15h43

Em comemoração ao Dia do Idoso, 1º de outubro, a Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira está promovendo várias palestras durante essa semana. Os temas abordados são assuntos relacionados à saúde das pessoas da terceira idade. Nesta segunda-feira, 29, foi aberta a semana comemorativa, com a palestra "Atualizando Conhecimentos sobre chás medicinais".

A proposta foi para orientar o público idoso quanto ao uso correto das ervas. A unidade já desenvolve um projeto que utiliza a fitoterapia e a palestra funcionou como uma extensão. A Semana do Idoso já faz parte da do calendário de programações da unidade há cerca de 10 anos, destacou a enfermeira Irene Alves. "Todos os anos fazemos essa comemoração, desenvolvendo atividades educativas que são programadas com nossos gestores e parceiros, aproveitando para fazer a promoção da saúde e prevenção de doenças na terceira idade. As iniciativas partem da preocupação em promover a saúde dos nossos usuários, no caso dessa semana, tudo que envolva a saúde do idoso".

A palestra de hoje foi realizada por alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o doutorando Carlos Adriano Souza, o trabalho funcionou como ampliação dos trabalhos já desenvolvidos na unidade. "Estamos estruturando um horto para plantações de ervas medicinais aqui no terreno da unidade e hoje trouxemos para o debate a importância de conhecer os componentes químicos da planta e avaliar o uso correto para suas finalidades", ressaltou.

A aposentada Ana Lúcia Beltrão, 68, não poupou elogios a iniciativa. "Achei essa palestra maravilhosa, foi tudo bem explicado e pude tirar várias dúvidas, até mesmo quanto a maneira certa de fazer o chá, e agora eu vou fazer tudo da maneira que me ensinaram aqui", afirmou.