Cata Bagulho recolhe 20 toneladas no Bairro Industrial

Serviços Urbanos
29/09/2014 16h30

No último sábado, 27, a cidadã Aparecida dos Santos, assim como diversos moradores do Bairro Industrial, pôde se ver livre de objetos sem utilidade que ocupavam espaço e causavam transtorno em sua residência. A comunidade foi atendida pelo programa Cata Bagulho, da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da operacionalização da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"Essa ação foi muito boa. Joguei uns móveis que estavam entulhados em casa", afirmou Aparecida que cumpriu seu papel de cidadã ao não descartar os objetos em via pública. "Não gosto não. Eu só coloco pra fora o que o caminhão de lixo pode levar", disse.

Ao todo, 12,85 toneladas de material orgânico foram coletadas, além de 7,2 t de entulho descartado irregularmente nas ruas do bairro. Mais de 930 quilos do que foi recolhido era de material reciclável e foi encaminhado à Cooperativa de reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores).

Balanço

Desde que foi iniciado, em 5 de julho, no bairro Grageru, o programa Cata Bagulho, da Emsurb, já coletou 291 toneladas nos bairros atendidos. Foram recolhidas mais de 160 t de material orgânico e outras 122 toneladas de entulho descartado irregularmente nas ruas dos bairros. Além de manter o ambiente livre de tanto de resíduo, mais 8 toneladas  coletadas foram de material reciclável que pôde ser aproveitado pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores). A ação acontece semanalmente e já atendeu 17 comunidades.