Saúde de Aracaju participa do “Encontro Regional de Avaliação do PSE”

Saúde
29/09/2014 17h30

A Saúde de Aracaju, através do Programa Saúde na Escola (PSE), participou na manhã desta segunda-feira, 29, do "Encontro Regional de Avaliação do PSE". O evento, que foi uma realização da Secretaria de Estado da Educação, aconteceu na Sociedade Semear, no bairro São José. Estiveram presentes os profissionais que fazem parte do Programa Saúde na Escola da Grande Aracaju, que incluem os municípios de Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Itaporanga d'Ajuda.

Entre as principais atividades realizadas no PSE estão incluídas palestras sobre alimentação saudável e saúde sexual, além de exames oftalmológicos, avaliação de saúde bucal e avaliação antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal, como peso, estatura e o Índice de Massa Corporal - IMC).

De acordo com Ilziney Simões, referência técnica do PSE de Aracaju, o evento serviu para mostrar as experiências intersetoriais entre a Saúde de Aracaju e a Secretaria Municipal de Educação e apresentar as ações que estão sendo realizadas nas escolas municipais de Aracaju. "Apresentamos nesse evento todas as atividades que realizamos nas escolas. Neste ano de 2014 o programa já atende a um grande número de alunos. Já chegamos ao total de 18.759 alunos, sendo que 52 escolas e 39 Unidades de Saúde da Família (UFS) já estão cadastradas no programa", explicou.

Ainda segundo Ilzinei, as parcerias são importantes para que o programa continue tendo resultados positivos. "Não podemos esquecer a importância dos nossos parceiros que colaboram muito com o nosso trabalho, que são os enfermeiros do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), além dos professores vinculados ao PSE e às Universidades", afirma.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, esteve presente no encontro para representar a Saúde de Aracaju.  Na oportunidade, além de falar sobre como o PSE é uma política importante de promoção e prevenção à saúde, a diretora solicitou um maior empenho do Programa Saúde na Escola para estimular ainda mais na comunidade e na escola as duas campanhas que acontecem nacionalmente.

"Achei importante nesse encontro solicitar maior empenho para alcançar as coberturas das vacinas dessas duas campanhas, que é a Campanha Nacional de HPV, para as meninas entre 11 e 13 anos e a Campanha de Geohelmintíase e Hanseníase, que é uma campanha feita nas escolas para os alunos de 5 a 14 anos, vacinando contra as verminoses nas crianças", pontua a diretora.