“SUS comVida” realiza roda de conversa para os trabalhadores da Saúde

Saúde
30/09/2014 17h50

O "SUS comVida", projeto realizado pelo Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Saúde de Aracaju, realizou na manhã desta terça-feira, 30, uma roda de conversa com os profissionais do Programa Saúde do Trabalhador. A ação aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) e serviu para trocar experiências entre os trabalhadores, onde cada um falou um pouco de sua experiência de vida dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, o "SUS comVida" tem o objetivo de realizar encontros de confraternização entre os trabalhadores da Saúde, para cada um contar suas histórias de vida. "A roda de conversa foi bem emocionante porque tinha pessoas que acabaram de entrar na Saúde do Trabalhador e também tinha um grupo de residentes que estavam saindo, então foi um momento oportuno para fazer a roda de conversa. As pessoas acabam contando como vieram parar na Saúde do Trabalhador".

A ideia, conforme explica Murilo Andrade, é tirar um pouco o grupo da rotina. "Para melhorar o clima e a harmonia, a partir dessas histórias de vida no ambiente de trabalho, nós também melhoramos o próprio ambiente, fazendo uma decoração agradável e levando música e poesia".

Segundo Karla Magaly, coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador, a troca de experiência foi importante. "A ação do Nuprin foi essencial para melhorar o ambiente e emocionar os trabalhadores. Fizemos um café da manhã e na roda de conversa ouvimos depoimentos que comoveram a todos. Foi uma troca de experiência para todos, enquanto alguns contavam suas histórias nos ambientes de trabalhos, o grupo do Nuprin retribuía com poesia e bastante descontração", afirma a coordenadora.