Prefeito em exercício prestigia inauguração de estátua de Camerino

Agência Aracaju de Notícias
30/09/2014 19h03

A tarde desta terça-feira, 30, foi de festa para a cultura sergipana. A Prefeitura de Aracaju, através da Seplog (Secretaria Municipal de Planejamento  Orçamento e Gestão ), realizou a entrega da escultura de Francisco Camerino na Praça que leva o seu nome, no centro da cidade. O objetivo da Prefeitura foi de resgatar e valorizar a história de um herói sergipano. Durante a solenidade de entrega, o prefeito em exercício, José Carlos Machado esteve presente.

Em seu discurso, Machado afirmou que a chegada desse busto é um ato simples, mas corrige uma falha de décadas. "A praça se chama Camerino mas o busto não era de Camerino. Quero parabenizar a professora Aglaé Fontes, que buscou reparar essa falha, e quero felicitar o Prefeito João Alves, que  acatou a sugestão dela. Com essa escultura a gente resgata um pouco da história de Francisco Camerino e quem circular por essa praça vai conhecer a história de um homem com um patriotismo muito elevado. Sem ser militar ele foi à guerra, mesmo sendo um civil, e se comportou como um verdadeiro herói. Há mais de 50 anos de existência da Praça, só hoje se corrige um erro e homenageamos Francisco Camerino, enfatiza".

Segundo o secretário do Planejamento Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, afirmou que, ao lado da Funcaju e com as determinações do Prefeito João Alves Filho, foi possível entregar à comunidade esse resgate histórico. "Um homem que levou o patriotismo ao extremo, dando a vida pelo seu país na Guerra do Paraguai. Hoje a prefeitura de Aracaju resgata e rememora aos sergipanos vidas e biografias importantes como a de Camerino".

A superintendente do IPHAN, Terezinha Oliva, reforça que "com a estátua de Camerino se completa a beleza desta praça, que foi recuperada através do convênio entre o IPHAN e o município de Aracaju. A estátua de Camerino é um presente que a Prefeitura dá ao município tornando assim mais clara a denominação desta praça, que recebe o seu nome, mas sempre teve a estátua de Silvio Romero. Então temos, aqui, Camerino e os dados deste herói para conhecimento de todos que frequentam a praça", afirma.

A vice-presidente da Funcaju Aglaé Fontes  afirma que "a colocação da escultura de Camerino na praça é uma questão de justiça, que por tantos anos foi esquecido. Agora o Prefeito João  Alves concordou com a preparação da escultura e independente da reforma que teve na praça é um presente para a nossa comunidade e para a nossa cidade. Isso é importante para que as pessoas saibam quem foi Camerino, que muitos desconhecem. Agora já fizemos a placa, não só identificadora, mas com os dados das batalhas que ele enfrentou, que morreu na última batalha no Paraguai. Ele é um herói sergipano, que nós precisamos conhecer. Hoje quem passar pela praça vai conhecer o dono da casa."

Durante a solenidade estiveram os secretários Carlos Eloy, Secretário da Juventude e do Esporte, Marlene Calumby, Secretária do Governo, Luiz Durval, Secretário de Infraestrutura, Manoel Viana, presidente da Funcaju, e os vereadores Vinícius Porto, Adriano taxista, Anderson de Tuca, Emanuel Marcus e Dr. Gonzaga.

Francisco Camerino

Na grande guerra entre o Brasil e o Paraguai (1865-1870), lutaram 2.762 soldados sergipanos do Exército, do Corpo de Polícia e da Armada (Marinha), destacando-se o coronel Oliveira Valadão, o Visconde de Maracaju, o major Gonsalo Paes Azevedo e o soldado Francisco Camerino, natural de Estância, que com apenas 16 anos seguiu para a linha de frente, ficando conhecido como "herói paisano" devido à bravura com que lutou na batalha Curuzu (1866); sendo morto no ataque à fortaleza de Curupaiti atingido por um estilhaço de granada.