Praça Francisco Camerino ganha nova escultura

Cultura
01/10/2014 14h23

Autoridades, imprensa e convidados se reuniram nesta terça-feira, 30, para a inauguração da escultura de Francisco Camerino, que passa a compor a decoração e o patrimônio da praça que leva o seu nome. Natural do município de Estância, Francisco Camerino, foi reconhecido como herói durante a Guerra do Paraguai, onde lutou e morreu aos 25 anos, na Batalha Curuzu de 1866.

A escultura de cobre foi encomendada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e pela Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog) para artista Otto Dumovich. O artista já deixou sua marca em Aracaju com as esculturas de personalidades sergipanas que compõe a Orla de Atalaia.

A solenidade contou com a apresentação da Banda Macial Clássica, da Escola Municipal José Conrado de Araújo. Entre as autoridades presentes, estiveram o prefeito em exercício de Aracaju, José Carlos Machado, o presidente da Funcaju, Manoel Viana,  e a idealizadora da escultura, a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

 "Trazer a escultura de Camerino para praça é uma questão de justiça, além de ser um presente para a nossa comunidade e para a nossa cidade. Isso é importante para que as pessoas saibam quem foi Camerino e as batalhas que ele enfrentou. Hoje quem passar pela praça vai conhecer o dono da casa", afirma Aglaé.   

Uma das mais antigas da capital sergipana, a Praça Camerino já abrigava a escultura do escritor Lagartense, Sílvio Romero, colocada em 1951, ano em que se comemorou o centenário do seu nascimento. O local foi todo reformado em fevereiro deste ano, quando ganhou nova pavimentação, espaço para eventos, bancos, mesas e paisagismo.