Diário Oficial de Aracaju será 100% digital

Governo
06/10/2014 17h10

Até o final deste mês, o Diário Oficial do Município passará a ser totalmente digital. Um avanço que fará com que o periódico finalmente entre na era da informatização de dados.

Atualmente, o Diário é feito de forma praticamente artesanal, e somente depois de montado e impresso é que ele passa a ser escaneado e disponibilizado na internet. Com o novo processo, o jornal passa a ser 100% digital já na montagem, o que tornará sua leitura mais nítida e a consulta online mais ágil e facilitada.

De acordo com o servidor Leonel Marques Aquino Filho, responsável pela montagem do Diário Oficial, a mudança só traz benefícios. "Ela deveria ter sido feita já há mais tempo. Com a digitalização, tudo ficará mais rápido e de fácil acesso, o que, para gente aqui, vai facilitar também as funções de arquivo e montagem", explica.

O senhor Leonel Filho trabalha no Diário Oficial desde a criação do periódico em 1991. "De lá para cá, pouca coisa mudou. Antes era feito em papel jornal, agora é em papel ofício, o que permitiu a melhor conservação. Com a digitação, no entanto, o registro será totalmente feito em computador", diz.

O jornal é montado como há 23 anos. Os decretos, leis e documentos são separados em pastas correspondentes a cada poder, secretaria e órgão municipal de origem. Esse serviço de coleta é feito pelos servidores da Secretaria de Governo (Segov). De lá, o material é enviado ao Diário Oficial para redução.

"Depois, sou eu que recorto cada decreto e passo a montar o jornal. Vou colando por sessão e preenchendo as páginas. Depois é só mandar imprimir na copiadora comum. Somente após isso, o jornal volta pra Segov, onde passa a ser escaneado e disponibilizado online", esclarece Leonel Filho.

Com a digitalização, tal montagem será feita em computador e o jornal já ficará disponível diretamente online, eliminando a necessidade de ele ser escaneado. Além disso, a busca poderá ser feita diretamente por secretaria ou órgão. Hoje em dia, não há como filtrar a busca, tem-se que ler o jornal inteiro para achar o decreto procurado.

O Diário Oficial de Aracaju possui uma tiragem média de 100 exemplares, que são distribuídos no Tribunal de Contas, Câmara Municipal e secretarias. Ele é publicado todas as segundas, quartas e sextas.