Prefeito comemora Dia Nacional das Guardas Municipais

Agência Aracaju de Notícias
10/10/2014 19h44

Desde que foi sancionada a Lei nº 12066, que instituiu o Dia Nacional das Guardas Municipais, em 2009, esta é a segunda vez consecutiva que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania realiza comemorações. Durante todo o dia desta sexta-feira, 10, o Dia das Guardas Municipais foi comemorado, no Hotel Aquários, com um seminário que envolveu temas direcionados para a Segurança Pública. Na presença do Prefeito João Alves Filho foram feitas entrega certificados e o lançamento do selo alusivo ao Dia das Guardas Municipais.

Bastante empolgado com os resultados positivos da Guarda, o Prefeito João Aves falou da alegria dos resultados. "Nós damos graças a Deus, pois a Guarda Municipal de Aracaju, hoje, desempenha um papel extraordinário. Há pouco tempo eu conversava com um político sergipano, uma pessoa que é especializada em segurança pública, e me dizia que eles estão percebendo a melhoria da segurança por conta do trabalho da Guarda Municipal. Claro que a guarda não está sozinha e temos a Secretaria como um todo, porque não estamos aqui concorrendo, o nosso objetivo é nos somarmos. Todos nós temos um grande objetivo, que é ter uma segurança de Aracaju como a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para que numa fase posterior sejamos a cidade mais segura do Brasil", reforça.

 A Secretária Georlize Teles falou da importância da valorização do profissional de segurança. "Esse dia serve para demonstrar o respeito que a Prefeitura de Aracaju tem pelo profissional da Guarda Municipal, então pra nós é, sem dúvida nenhuma, um momento muito importante. Esse é o momento onde aproveitamos para demonstrar o nosso carinho e o nosso respeito a esses servidores," declara.

Um dos palestrantes do seminário foi o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, Arivaldo Barreto, que falou sobre os seus conhecimentos em viagem para Bogotá. "Nós trouxemos hoje um pouco da experiência que tivemos em Bogotá,  especialmente a mudança de paradigma com relação a segurança pública. A nova tendência mundial de trabalhar de forma integral todos os serviços municipais em prol do aumento da segurança pública em cada município. Em Aracaju nós estamos trabalhando nesse sentido, de trazer todos os serviços públicos para melhorar, a cidadania da população como um todo da e dessa maneira melhorar a segurança urbana", ressalta.

Muito satisfeita com as comemorações, a Guarda Eline Santos da Silva afirma que este é um evento importantíssimo. "Isso mostra a importância que as Guardas estão tendo, não só aqui em Aracaju, mas em todo o Brasil. Também ressalto a importância que o comando e a Prefeitura de Aracaju têm dado a nossa instituição", reforça.