Npdov retoma atividades do cineclube no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
15/10/2014 16h11

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), retoma suas atividades abertas ao público a partir da próxima semana e o prossegue com o cineclube agora em novo local: a sala de exibição Walmir Almeida. O espaço faz parte do Centro Cultural de Aracaju - nova sede do Núcleo - que será inaugurado no próximo dia 20 de outubro.

Para iniciar a ocupação do espaço, que conta com 89 lugares, som digital 5.1 e exibe filmes em HD e 3D, será exibido nos mês de outubro a "Mostra Sino-Brasileira" que mescla filmes sergipanos e chineses. Na inauguração do Centro, a partir das 17h, serão exibidos os vídeos "Para Leopoldina", "Descobrindo Cabral" e "Rezou à Familia e foi ao Cinema".

As sessões são gratuitas, com exibição de filmes seguidos de debates. Os realizadores estão convidados a enviar suas produções em temáticas diversas, que após passar por uma curadoria poderá fazer parte da programação.



Serviço:
O que: Cineclube (Mostra Sino-Brasileira)

Data: Dias 21, 23, 28 e 30 de outubro de  2014

Horários: Todas as terças e quintas-feiras, às 15h

Local: Sala de exibição Walmir Almeida- Centro Cultural de Aracaju Rua: Praça General Valadão, 134, Centro

Informações: (79) 3211-1505 http://npdov.blogspot.com; nucleopdov@gmail.com;

ENTRADA GRATUITA



Programação Outubro 2014 - Sala Walmir Almeida - Cineclube  NPD Orlando Vieira
Mostra Sino-Brasileira



  • 20/10 17h

    Para Leopoldina
    Direção: Diane Veloso e Moema Pacoini
    Fic, 2014, 15min

    A solidão é o mote central deste filme. Duas personagens, Leopoldina e Lúcia, se encontram em um asilo. Leopoldina é uma senhora cega que vive há anos nesse lugar, Lúcia uma voluntária que lê cartas. A conexão entre elas será estabelecida desde o primeiro encontro.

    Descobrindo Cabral
    Direção: Npdov
    Doc, 2014, 25min

    Produzido pela equipe do NPDOV, o curta reúne depoimentos de familiares e amigos sobre Mário Cabral e o seu legado para a cultura aracajuana e do Estado. Dentre os seus feitos, a fundação do Sergipe Jornal com o jornalista Paulo Costa e o livro "Roteiro de Aracaju", onde descreve cada recanto da cidade, aguçando os leitores para que conheçam a capital sergipana.

    Rezou à Familia e foi ao Cinema
    Direção: Npdov
    Fic, 2012, 17min

    O jeito é doce, a fala mansa, os traços delicados. O menino boa-praça que largou o seminário e foi para a vida ser ator é, hoje, sinônimo de orgulho para as artes de Sergipe. Seja nos palcos dos teatros ou nas telas dos cinemas, Orlando Vieira conquistou uma carreira com humildade e verdadeiro talento.


    21/10 15h

    Curta Sergipano
    Aracajoubert
    Dir. Jade Moraes.
    Doc. 15min. 2012. SE

    Documentário conta a história do artista plástico sergipano Joubert Moraes. Multifacetado, ele pintou telas, fez esculturas e compôs músicas. O curta trará depoimentos do próprio artistas e de personalidades da cultura sergipana.

    Hutong Days

    Dir. An Zhanjun.
    Drama, 100min, 2010. China

    Zhao Jianping, de meia idade, vive com a mulher e o filho em um hutong, viela anting de Beijing. O casal trabalha duro e sonha um dia poder se mudar para um apartamento espaçoso e bem iluminado dentro de um condomínio. No entanto, uma série de reveses caiu em cima de Zhao. Frente à vida complicada, ele mantem sua sinceridade, lanoriiosidade e otimismo, educa seu filho, ajuda desconhecidos e resolve os problemas no trabalho de maneira inteligente. A vida é como um espelho. Para quem ri, o espelho mostra um rosto sorridente e para quem chora, retribui com um rosto magoado. Vencendo todas as dificuldades, Zhao Jianping finalmente abraça a felicidade.


    23/10 15h

    Curta Sergipano
    Do Outro Lado do Rio
    Direção: Npdov
    Fic, 2010, 12min

    O curta conta a história de um pescador embrutecido pelas circunstâncias da vida e retrata o dia a dia com sua filha, uma menina tímida e cheia de sonhos. A gravação foi feita em Aracaju e na Barra dos Coqueiros sob a orientação da equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina - Kinoarte.

    The Yellow River Civilization

    Doc. para Televisão, 30min, 2009. China

    O Planalto de Loess, que se estende no noroeste da China, é o berço da civilização chinesa, e abrigo de inúmeras relíquias históricas datadas de 6 a 7 mil anos. Os tesouros culturais na região incluem desde grandiosos patrimônios mundiais como os guerreiros de terracota a pequenas aldeias milenares, desde as deslumbrantes riquezas da família imperial a elaborados artesanatos folclóricos. Os moradores locais, com seu vigor e força de vontade, preservam a tradição com todo o cuidado e atenção.

    The Ancient Chinese Treasures

    Doc. para Televisão, 30min. 2009. China

    Quando o assunto é China, os temas não se esgotam. Não somente por causa de sua dimensão geográfica e diversidade étnica, mas também por sua civilização milenar, que levou à Humanidade incalculáveis riquezas materiais e culturais: das ruínas de Zhou Kou Dian, datadas de centenas de milhares de anos atrás, à Cidade Proibida, o mais bem conservado conjunto de palácios imperiais do mundo; da civilização pré-histórica do jade, aos objetos com inscrições que cristalizam o saber humano. Os traços dos caracteres, os bordados das roupas e as expressões das figuras de barro carregam ricos conteúdos históricos e inspiração.


    28/10 15h

    Curta Sergipano
    Seu Euclides (Chegança)
    Dir. Marcelo Roque.
    Ani, 15min, 2008. SE

    O filme relata as façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, em especial, a vitória dos cristãos sobre os mouros invasores de Portugal.


    Angel Vera

    Dir.Ma Chongjie.
    Fic. China, 80min.2010. China

    Baseado em uma história verdadeira de uma menina de 8 anos, italiana que se torna um super fã da Ópera de Pequim, depois de visitar a China com sua mãe. Esta jovem determinada enfrenta muitas dificuldades e, finalmente, faz seu sonho se tornar realidade. Vera encena um grande espetáculo de ópera como uma estudante normal.


    30/10 15h

    Curta Sergipano

    O Muro é o Meio
    Dir.Eudaldo Monção Jr.
    Doc,15min, 2014. SE

    O documentário aborda as pichações de protesto gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

    Dazu Rock Carvings

    Doc. para Televisão, 25min. 2007. China

    O Conjunto de esculturas entalhadas nos precipícios de Dazu, em Chongqing, sudoeste da China, é um tesouro que reúne o melhor das artes budista, taoísta e confucionista. As esculturas, retratam a vida cotidiana entre o final do sec. 19 e meados do sec. 13, confirmando a coexistência harmoniosa das três religiões na época. Com abundantes imagens e textos, o conjunto mostra a evolução da arte escultória chinesa e do credo religioso entre a população. Devido ao seu incalculável valor histórico, artístico e científico, as Esculturas Rupestres de Dazu são tão famosas quanto ass grutas de Yungang, Longmen e Mogao. Em 1999, o conjunto foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

    China in Harmony

    Dir. Hong Mei.
    Doc. para Televisão, 30min.

    Cerca de 2000 anos atrás, os filósofos chineses propuseram a teoria de que o Homem é parte integral da natureza. Com o passar do tempo, esse território antigo tem evoluído a um estado ideal de harmonia e felicidade entre as pessoas, entre a humanidade e a natureza assim como entre a humanidade e a sociedade. Dentro desse período, concentram-se o esforço de cada indivíduo, a sabedoria da comunidade , bem como a proteção e a iniciativa dessa ideia pelo país e or todas as etnias. Atualmente, os chineses dos tempos modernos recebem a bandeira dos ante-passados, continuando assim a acrescentar brilho e glória pertinentes a esta épocca e ao desenvolvimento harmônico entre a natureza e a humanidade, a tradição e a modernidade, a materialidade e a moralidade.


    Realização:

    Secção Cultural da Embaixada da República Popular da China na República Federativa do Brasil

    Prefeitura Municipal de Aracaju

    Fundação Cultural de Aracaju

    Centro Cultural de Aracaju

    Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira