Vice-prefeito prestigia comemoração dos 45 anos do Hospital São Lucas

Agência Aracaju de Notícias
16/10/2014 09h23

Em uma grande reunião de amigos, familiares e colaboradores foram comemorados, na noite desta quarta-feira, 15, no Teatro Atheneu, os 45 anos da Fundação Hospitalar São Lucas. Representando o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o vice José Carlos Machado prestigiou as comemorações pelas mais de quatro décadas de serviços prestados à população.

Para José Carlos Machado, cuidar da saúde de uma população é uma das atividades mais difíceis de serem exercidas. "Eu conheço um pouco do exercício da atividade na rede pública, na rede privada deve ter os mesmos problemas. Eu considero isso um verdadeiro sacerdócio, trazer o São Lucas ao nível que está hoje e continuar a empreender. Nesta comemoração eu aproveito para falar ao Dr. José Augusto em meu nome e em nome do Prefeito João Alves Filho, dar os parabéns a ele, para a sua família e para todos que compõem esse belo projeto, porque quem ganha com isso é a população sergipana", declara.

O ex-governador Albano Franco também prestigiou a comemoração de aniversário do Hospital São Lucas e recorda momentos marcantes da sua juventude. "Aos 20 anos de idade tive a honra de ter como médico o Dr. José Augusto Barreto, que é uma referência nacional pela sua competência, capacidade, por ser humano e um médico com quem você se sente à vontade. Hoje quem está de parabéns é Sergipe com os 45 anos da Fundação São Lucas, que é hoje uma referência nacional.

O fundador da Fundação São Lucas, Dr. José Augusto Barreto, relata detalhes do início desse projeto e como ele cresceu. "Durante toda a vida fui médico cardiologista, onde tinha uma grande clínica e nunca pensei em ter um hospital. Nós fizemos uma clínica ambulatorial no lugar onde hoje funciona o Hospital  e havia poucas casas. Com o passar do tempo me somei com alguns amigos e colocamos um aparelho de Raio X, só isso. A clínica ia bem e a Caixa Econômica nos ofereceu um empréstimo do Fundo de Apoio Social, onde os colegas se animaram e demos início a esse projeto. Daí o Hospital foi sendo tocado, mas não foi feito como empresa, ele foi feito para cuidar", afirma.