USFs realizam celebrações alusivas ao Dia das Crianças

Saúde
16/10/2014 17h39

Nos últimos dias, algumas Unidades de Saúde da Família vêm realizando festas alusivas ao Dia das Crianças. As mais recentes comemorações aconteceram nas USFs Celso Daniel (no bairro Santa Maria), na tarde da última quarta-feira, 15, e também na manhã desta quinta-feira, 16, na USF Geraldo Magela (no bairro Orlando Dantas), sempre trazendo muita informação, presentes e lanches para as crianças atendidas nos respectivos locais.

Estas iniciativas têm como objetivo aproximar a criançada dos locais de atendimento médico, quebrando um pouco o estigma de que para frequentar uma unidade de saúde precisa estar passando mal. Na verdade, as USFs de Aracaju também possuem caráter de acolhimento, com práticas de auxílio e cuidado com o corpo e mente. Pensando assim, na USF Geral Magela, por exemplo, a manhã foi destinada às informações relacionadas à alimentação saudável. Pais e filhos participaram de palestra sobre como se alimentar de forma correta. Além da parte informativa, os pequenos ainda curtiram as brincadeiras no mini-parque que foi montado no local.

"É preciso sempre colocar a parte informativa neste tipo de iniciativa. Esta foi a segunda vez que realizamos esta confraternização aqui na unidade, sempre contando com o apoio e carinho de nossos servidores e também da população do bairro Orlando Dantas. Conseguimos presentear as crianças e também entregar lanches aos participantes, tudo com a colaboração dos empresários, amigos e moradores do bairro. Essa integração é reflexo da relação de cordialidade que possuímos com todos que moram aqui no local", disse a gerente interina da USF Geraldo Magela, Renata de Oliveira Almeida.

Já na USF Celso Daniel, foi desenvolvida uma ação dentro do espaço da unidade direcionada aos moradores do bairro de Santa Maria. A atividade contou com a presença dos profissionais da unidade, discentes de Enfermagem e representantes do Programa de Saúde da Mulher de Aracaju.

Segundo explicou a gerente da unidade, Keith Danielly Sobral Santos, as crianças participaram de lavagem das mãos através de mobilização feitas por uma peça infantil com uso de fantoches, também aprenderam como escovar corretamente os dentes e ainda aconteceu uma breve conversa com as mães sobre o cuidado da saúde das crianças desde o momento em que elas foram geradas na barriga da mãe.

"As atividades foram desenvolvidas de forma lúdica com a participação das crianças em todos os momentos. Além disso, houve distribuição de doces, brinquedos e kits para escovação. As crianças após a distribuição dos doces foram encaminhadas para a escovação dos dentes com supervisão da odontóloga e as discentes de enfermagem", contou Keith.