Guarda Cidadã e Anjos azuis nas Escolas fazem intervenção na EMEF Teixeira Lott

Guarda Municipal
16/10/2014 17h44

Na manhã desta quinta-feira, 16, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mal. Henrique Teixeira Lott, no bairro América, receberam as equipes dos projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas. A intervenção de hoje procurou conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas e também passar noções de bom comportamento na escola.

Os Anjos Azuis iniciaram as atividades mostrando aos alunos do 5º ano os vários tipos de drogas existentes, desde as que são lícitas, como álcool e cigarro, até as ilícitas, como maconha, cocaína, crack, entre outras. A palestra também mostrou, através de fotos e exemplos, os efeitos que elas causam na vida das pessoas, fisicamente, psicologicamente e socialmente.

A Guarda Cidadã apresentou o tema "drogas" com o seu teatro de bonecos. Na estória contada, o garotinho Jaiminho é influenciado na escola a entrar no mundo das drogas através de um amigo, Carlão, que lhe oferece umas "balas mágicas". Por confiar no amigo, ele aceita e acaba se tornando um viciado. Em seguida, Carlão tenta viciar Alice, outra aluna do colégio, entretanto a menina resiste. Quando a garota está quase cedendo os guardas intercedem e detém Carlão.

A coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Daniela da Silva Nascimento, ressaltou a relevância da iniciativa. "A ação de hoje vem nos auxiliar na prevenção de vários tipos de violência e drogas, que é um fenômeno que atinge todo o Brasil e nossa escola não fica fora dessa realidade. Precisamos sempre dessas parcerias para que pessoas diferentes no âmbito escolar tragam informações novas acerca dos perigos e do que as drogas podem causar, a fim de que eles se conscientizem e possam melhorar a sociedade", disse.