Terceiro mutirão de ultrassonografias oferta 50 exames para usuários do SUS

Saúde
17/10/2014 14h02

Na manhã desta sexta-feira, 17, dando continuidade ao atendimento de consultas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi iniciado mais um mutirão de ultrassonografias. Essa ação está sendo realizada pela Saúde de Aracaju, através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Dirigido aos pacientes que já estão com exames pré-marcados, o objetivo da ação é reduzir a fila de espera.

A iniciativa da Saúde de Aracaju vem sendo elogiada pela população assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o caso da paciente Erenita Santos, que saiu do Cemar satisfeita com o resultado dos exames e com a forma de atendimento. "Eu fui bem atendida aqui no Cemar. Eles orientam em tudo, explicam quando podemos tomar água para realizar o exame, e também são bastante atenciosos. Fiz ultrassonografia abdominal e nos rins".

 O senhor Roberto Silva, 67 anos, realizou ultrassonografia de próstata e afirma que todo ano busca realizar o exame pra ver se está com alguma problema. "Já sou um homem de idade e tenho que buscar saber como anda minha saúde, sempre saio daqui satisfeito, pois até agora não tenho nenhum problema".

Valter Rodrigues Reis se sentiu bem disposto depois do atendimento. "Eu tenho dores persistentes no estômago e hoje vim procurar esse serviço e estou muito satisfeito. Fui bem atendido e gostei muito da forma como o médico realizou o exame, com muita paciência e explicando tudo", destaca o paciente.

Para a senhora Maria Francisca de Almeida, valeu a pena esperar para ser atendida. "Eu vim fazer a utrassonografia na bexiga. Sempre que sou atendida aqui não me incomodo em chegar cedo para esperar o atendimento, pois saímos daqui com o resultado nas mãos", diz.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Especializada (Reae), José Soares, os atendimentos acontecem no Cemar do bairro Siqueira Campos, das 7h às 12h e das 14h às 17h, onde são ofertados diversos procedimentos entre ultrassons de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, próstata, transvaginal e obstetrícias.

"Todas as ultrassons estão sendo realizadas visando diminuir a fila de espera. Estamos no terceiro mutirão e a estimativa de atendimento nesta sexta-feira é de realizar 50 exames. Hoje pela manhã o procedimento já atendeu 25 pessoas e durante a tarde serão mais 25 atendimentos. É importante esclarecer que as pessoas atendidas são previamente contactadas pela Saúde de Aracaju. Os usuários que já fizeram a pré-marcação do exame ou consulta estão sendo priorizados", afirma o coordenador José Soares.

Mutirão oftalmológico

Neste sábado, 18, um novo mutirão, dessa vez voltado para exames oftalmológicos, acontecerá das 7h às 12h e das 13h às 18h no Cemar do conjunto Augusto Franco. A expectativa de atender 80 pessoas.