Saúde Bucal realiza ação educativa para estudantes da AABB

Saúde
17/10/2014 16h36

Após receber convite para integrar o programa de ações alusivas ao Dia das Crianças da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a Saúde de Aracaju, através do Programa Saúde Bucal, realizou na última quinta-feira, 16, e nesta sexta-feira, 17, duas grandes palestras direcionadas aos alunos atendidos pela instituição. A Secretaria Municipal de Educação também respaldou a iniciativa que contemplou aproximadamente 130 crianças.

De acordo com a dentista residente em Saúde Coletiva da Saúde de Aracaju, Iara Bruno, o convite partiu dos próprios professores da AABB visando a importância de um cuidado mais adequado com a boca. "Em dois dias, sempre no período da tarde das 14h30 às 17h, apresentamos aos estudantes um mix de informações sobre cuidados com a boca. Passamos vídeos explicativos e mostramos na prática como proceder para uma escovação adequada. Além dessa parte preventiva ainda despertamos o olhar das crianças para os problemas que a cárie pode trazer à boca", enfatizou.

Segundo Iara, os estudantes tiveram reações positivas sobre o assunto. Mesmo sendo um público com idade entre sete e nove anos, a criançada interagiu de forma a acrescentar ao desenvolvimento das palestras. "Mostraram interesse no assunto, sempre observando tudo com muita atenção. Alguns já tinham noção de como fazer uma escovação correta, outros tiraram dúvidas e aprenderam na prática como devem escovar os dentes. Após cada ação entregamos kits de escovação com escova de dente e creme dental, tudo para estimular a prática saudável", disse a especialista.

Para o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, as participações dos integrantes da Saúde Bucal nestes dois dias de evento fazem parte de várias outras atividades que os especialistas bucais rotineiramente participam.

"Nossos profissionais trabalham tanto dentro das Unidades de Saúde da Família, nas UPAS, quanto em eventos itinerantes onde se tenha a necessidade de um especialista bucal para palestrar, interagir com o público sempre focado na preservação da saúde da boca. Quando o convite é para uma integração com o público infantil é que nós fazemos mesmo questão de participar, pois entendemos que as crianças são a base de uma sociedade adulta mais coerente, ciente de seus deveres enquanto cidadãos e também multiplicadores de informação", disse Neto, enaltecendo as participação da equipe nesta atividade, através das profissionais da Saúde Bucal, Iara Bruno, Graziele Mendonça e Ana Elizabete Caldas.