Saúde de Aracaju realiza segundo mutirão oftalmológico neste sábado

Saúde
18/10/2014 12h30

Neste sábado, 18, a Saúde de Aracaju realiza mutirão oftalmológico no Centro de Especialidades Médicas (CEMAR), do conjunto Augusto Franco. A iniciativa faz parte de uma série de ações que vêm ocorrendo na saúde municipal, com a finalidade de adiantar consultas e exames da lista de espera de atendimento do SUS na capital. Cerca de 80 pacientes foram previamente agendados pelas unidades de Saúde da família (USFs) com hora marcada para participar deste mutirão.

“Este é o segundo mutirão de consultas oftalmológicas e já realizamos mais três mutirões de ultrassonografias (ação que aconteceu nas últimas sextas-feiras no Cemar do bairro Siqueira campos). Temos uma demanda reprimida, tanto na parte de ultrassom quanto oftalmológica, por isso os mutirões acontecem: pra diminuir o tempo de marcação e de espera das pessoas. Estas consultas são pré-agendadas, através de blocos de atendimentos para que as pessoas não fiquem muito tempo esperando”, frisou o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz.

De acordo com o médico Lázaro Nascimento, os casos mais comuns encontrados durante a realização dos exames oftalmológicos dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), que necessitam de prescrição de óculos, lentes de contato e até cirurgias. “As pessoas já saem do mutirão com o diagnóstico, podendo ser uma prescrição de óculos e em casos mais complexos solicitamos exames mais aprofundados. Pegamos também alguns casos de glaucoma, para o qual solicitamos um acompanhamento mais de perto. O mutirão vem diminuindo a sobrecarga da lista de espera,  através do atendimento de profissionais especializados. Acho esta iniciativa muito importante para a população”, enfatizou o oftalmologista.

Para Denilda Caldas, gerente do Cemar Augusto Franco, os pacientes atendidos neste sábado deverão retornar às suas respectivas USFs para reagendar o retorno. “Todo o processo transcorre através do agendamento nas unidades. Neste mutirão estamos trabalhando com dois oftalmologistas e o fluxo de atendimento está muito tranquilo por conta do agendamento de horário”, explicou Denilda, informando ainda que o Cemar Augusto Franco trabalha com os serviços de oito oftalmologistas, prestando atendimento constante à população durante a semana, das 7h às 19h.

Para o paciente Alberto Correio da Silva, o mutirão aconteceu no momento oportuno, pois o mesmo vinha apresentando complicações oculares há alguns meses. “Tem 15 anos que fiz pela primeira vez uma consulta oftalmológica e já estava precisando urgente deste serviço outra vez, pois meus olhos estão lacrimejando muito. Isso vem atrapalhando no meu trabalho. Fiquei sabendo deste mutirão através da USF do meu bairro e fui avisado que seria atendido neste sábado. Na hora marcada compareci e posso afirmar que esta ação é muito importante para quem precisa destes exames, pois o atendimento é rápido e eficaz”,  disse ele.