Pesquisa sobre violências e acidentes acontecerá no Huse e UPA Nestor Piva

Saúde
20/10/2014 12h22

A Secretaria Municipal de Saúde está colaborando com a realização de um dos mais importantes estudos sobre perfil de casos de violências e acidentes nas capitais brasileiras, o Inquérito Viva 2014. Implantada pelo Ministério da Saúde desde 2006, a pesquisa é realizada em hospitais de urgência e emergência para analisar a tendência das violências e acidentes, e descrever o perfil das ocorrências. Dando inicio aos preparativos para a realização do inquérito na capital sergipana, na manhã da segunda-feira, 20, estudantes de Enfermagem e Fonaudiologia selecionados para supervisionar os trabalhos e para coletar os dados receberam o primeiro treinamento. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado no bairro Salgado Filho.

Nesta quinta edição, Aracaju fará entrevistas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Hospital de Urgências e Sergipe (Huse) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva.

A coordenadora pesquisa em Aracaju e técnica do Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva) Lidiane Gonçalves Ferreira de Oliveira reforçou que Inquérito Viva é um estudo valioso para o Ministério da Saúde e demais órgãos e entidades públicas. “É através das informações levantadas que serão planejadas ações e políticas públicas visando mais medidas de prevenção, atendimento e assistência as vítimas, além de formas de promover a saúde e incentivar uma cultura de paz”, explicou.

Os objetivos da pesquisa são descrever o perfil epidemiológico das vítimas de violências e acidentes atendidas em unidades de urgência e emergência; descrever o perfil do provável autor da agressão; identificar fatores de risco e de proteção; e propor medidas específicas de vigilância e prevenção.

A coordenadora reforçou que na edição de 2011, os resultados obtidos pelo inquérito apontavam elevados índices de acidentes de trânsito em Aracaju associados a fatores como excesso de velocidade e uso de álcool.

De 27 de outubro a 25 de novembro, os pesquisadores treinados estarão no Huse e na UPA Nestor Piva, entrevistando pacientes e profissionais de saúde.