Aracaju promoverá palestra e debate sobre saúde do homem

Saúde
20/10/2014 14h07

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Saúde de Aracaju irá promover palestra e roda de conversa sobre saúde do homem. Os eventos acontecerão, respectivamente, nos auditórios da Funasa e do Cemar do Siqueira Campos, das 8h às 12h.  O objetivo dos debates é orientar os profissionais dos Núcleos de Apoio á Saúde da Família (Nasfs) para realização de ações envolvendo o público masculino e discutir os preparativos para o mês ‘Novembro Azul' de mobilização pela saúde do homem.

A coordenadora do Nasf de Aracaju, Clesimary Evangelista Martins, reforça que os encontros visam somar forças pela Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem e reafirmar que é um compromisso das equipes proporcionar atendimentos de qualidade e assistência aos usuários.

 "As equipes do Nasf trabalham com o objetivo de fortalecer a estratégia da Saúde da Família e dentro disso desempenham um trabalho vinculado à prevenção e à promoção da saúde com públicos de todas as idades, gêneros e em todos os ciclos de vida", explicou a coordenadora.

Evangelista Martins reforçou que vai estimular as equipes de Nasf para a realização de mais atividades educativas nas Unidades de Saúde da Família, discutindo junto à população temáticas como paternidade responsável, cuidados amplos em saúde para o homem e importância de prevenir violências e acidentes.

Nos dia 23 de outubro, a palestrante será Renata Gomes Souza, referência para o Estado de Sergipe no Ministério da Saúde, na coordenação Nacional da Saúde do Homem.

Implantados no município desde 2013, a missão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, levando profissionais especialistas em áreas como nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, entre outras, para as Unidades de Saúde da Família situadas nos bairros. Hoje já são nove equipes distribuídas em 23 Unidades de Saúde do Município.