Centro Cultural é inaugurado com celebração arte

Cultura
21/10/2014 13h10

Autoridades, agentes culturais, imprensa local e comunidade se reuniram nesta segunda-feira, 20, para a inauguração do Centro Cultural de Aracaju. Em uma das construções mais antigas, que marcou o início do processo de urbanização da cidade, o Centro Cultural ocupa o antigo prédio da Alfândega, que passa a ser o mais novo espaço de preservação e disseminação da cultura sergipana.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), abriram as portas do novo Centro ao som da Orquestra Sinfônica de Aracaju. Na solenidade, o prefeito João Alves Filho parabenizou os envolvido na restauração, especialmente o secretário de Planejamento, Igor Albuquerque, e a vice-presidente da Funcaju e coordenadora do Centro, Aglaé Fontes.

A programação de inauguração contou com a apresentação do Grupo de Chorinho Atrevido da Escola de Arte Valdice Teles, do Grupo Renantique e do Coral Vivace. O público também pode visitar a Exposição de Arte: Espaço e Forma, que reúne nove esculturas e 21 telas de artistas sergipanos renomados como Álvaro Santos, Eurico Luiz, Antônio Maia, Jordão Oliveira, entre outros, que marcaram época.

Guiada pelo ator Pierre Feitosa, a visita seguiu pela Biblioteca da Cultura Sergipana Escritor Mário Cabral, Sala de Cultura Popular Mestre Euclides, Museu Prefeito Viana de Assis, Teatro João Costa, Sala de Projeção Walmir Almeida e pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

"Aqui estão parte de nossas raízes, pois esta casa é tão sólida quanto as ações que nela foram desenvolvidas no passado. A história da cidade, da gente, do poder financeiro e do estado foi guardada nessa casa. Esta casa é um espaço praticável e dotado de sentido porque, entre outras coisas, o senhor prefeito resgatou o reconhecimento das ações de muitas pessoas quando deu os seus nomes a cada uma das salas e espaços do Centro", ressalta Aglaé Fontes.  

Transferido da União para administração da Prefeitura Municipal de Aracaju em 2005, o prédio foi todo restaurado a partir de um levantamento prévio sobre arquitetura original, que respeitou a fidelidade estética, histórica e artística da construção. Além disso, o espaço foi pensado respeitando os critérios de acessibilidade através de rampas e elevador, permitindo acesso aos cidadãos com necessidades especiais.

Para a estudante Juliana Andrade um espaço como esse é de grande valia para o cenário cultural sergipano. "Um estado tão rico como nosso, precisa ter espaços como esse para que possa haver uma interação entre a cultura e o povo", comenta.

Ao todo, o volume de recursos investidos no local foi na ordem de R$ 3.700.278 milhões, sendo R$ 3.360.278 com recursos do BID e o restante, contrapartida da PMA. Segundo o secretário do Planejamento e Orçamento de Aracaju, Igor Leonardo Moraes Albuquerque, a restauração foi possível graças a esta parceria. "O centro cultural é um espaço publico e radiador de cultura, que ajudará a disseminar a história e a preservar a memória de Aracaju, além de servir como novo atrativo turístico para a região do centro", ressalta.