Semfas capacita cerca de 250 servidores do serviço socioassistencial

Assistência Social e Cidadania
21/10/2014 13h24

Cerca de 250 servidores municipais - entre assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares e educadores sociais - participaram de uma capacitação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ocorrida na Fase (Faculdade de Sergipe) que teve como objetivo qualificar o profissional a desenvolver e implementar políticas públicas a fim de  trazer uma maior excelência ao serviço socioassistencial disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

Iniciado no mês de julho, o curso, que possuiu 120 horas de carga horária, aliou teoria a prática em três etapas: temática de cada curso (70 horas), oficina de construção da realidade de trabalho e troca de experiências entre os profissionais (30 horas)  e orientação para a confecção de artigos científicos (20 horas).

Segundo o diretor do Instituto Nacional de Ensino e Desenvolvimento e responsável pelos cursos, Laiones da Silva Nascimento, a Semfas vem modernizando o plano de capacitação de seus servidores e a expectativa é que os cursos ocorram a curto, médio e longo prazos. "A priori, a preocupação da Secretária Selma Mesquita é implementar as políticas públicas através da qualificação profissional continuada porque, quando o profissional está qualificado, aumenta a eficiência no serviço", destacou.

"Desde a confecção das propostas pedagógicas, a equipe da Semfas se preocupou em que toda a parte teórica fosse aplicada na própria sala de aula em atividades práticas: artigos científicos, fluxogramas e fluxos de funcionamento de cada equipamento social. Os beneficiários, que são os cidadãos de Aracaju, terão um serviço de excelência", garantiu Laiones Nascimento.

Quebra de rotina

Educadores, assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares se organizaram para que enquanto alguns participavam das capacitações, outros permanecessem nos equipamentos sociais, garantindo a continuidade dos serviços.

A conselheira tutelar do 2º Distrito, Rosa Maria do Nascimento, destacou a importância da capacitação para os servidores. "Eu, particularmente, aprendi coisas que eu pensei que talvez demorasse um pouco a aprender. O curso me ajudou nisso, na aprendizagem em relação ao dia a dia do meu trabalho. Essa capacitação nos engrandeceu", afirmou.

Já a educadora social, Tânia Maria de Jesus Rodrigues, enalteceu o nível dos cursos e a troca de experiências com outros profissionais. "Crescemos em conteúdo já que até agora eu não tinha tido uma capacitação deste nível. Eu me sinto mais segura e preparada para continuar o meu trabalho. Nós não nos conhecíamos e pudemos trocar experiências. A interação foi muito boa", enfatizou.  

Conclusão de curso

Concluída essa semana, a capacitação ofereceu oito cursos aos servidores: Metodologia do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e risco; metodologia de trabalho com famílias na Proteção Social Especial de Alta Complexidade; metodologia de trabalho social com crianças, idosos, adolescentes e pessoas com deficiência na Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade; Metodologia de trabalho social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional; Metodologia de trabalho social voltado para proteção Social para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; Metodologia de trabalho voltado para acompanhamento familiar; o Suas e o serviço de proteção em situações de calamidade pública e emergenciais; Metodologia de abordagem e trabalho com população de rua.