Peças da Oficina de Papel integram o acervo do Centro Cultural de Aracaju

Serviços Urbanos
21/10/2014 14h46

Com o objetivo de resgatar a inocência das crianças, atrelado a um mundo altamente digital em que elas não dispensam aparelhos eletrônicos, pois a sedução por esse mundo está cada vez mais perceptível, a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, juntamente com o coordenador voluntário do projeto social Reciclart - Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Murilo Alves, expuseram o trabalho das bonecas de papel reciclado durante a reinauguração do antigo prédio da Alfândega, agora chamado Centro Cultural de Aracaju. A solenidade aconteceu na noite da última segunda-feira, 20 de outubro.

Murilo Alves destacou a importância do projeto e revelou que a ideia da professora Aglaé Fontes foi de resgatar brincadeiras de criança, como cabra cega, brincadeiras de roda e também a possibilidade em despertar a curiosidade do público para este tipo de arte pouco conhecida.

De acordo com o coordenador, o conceito foi mais que interessante por conta da equipe ser composta por artesãs experientes que diariamente produzem peças neste projeto que possui 18 anos de existência permitindo que a cada trabalho, mais pessoas conheçam este mundo lúdico, que mexe com a imaginação e criatividade.

"Hoje a criançada está mais ligada à internet, esquecendo-se das brincadeiras antigas de rua que hoje são muito difíceis de se ver como queimado e esconde-esconde, ou seja, os jovens não saem mais de casa, motivados por esse mundo da internet. Foi surpreendente ver as pessoas admirando o trabalho e perceber que ainda existe sensibilidade voltada para a arte. Durante a abertura muitos perguntavam sobre o projeto, como tinha surgido e,  por isso, sou um verdadeiro apaixonado pelo que faço. Através das pessoas que vieram a mim para saber um pouco mais do que acontece é que percebemos o nível de superação e satisfação do trabalho realizado", concluiu.

Oficina de Papel

Criada há mais de 10 anos, a Oficina de Papel é mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Emsurb, e trata-se de um programa sem fins lucrativos que recicla e transforma papéis de jornal e revista em artesanato e utensílios. Ela integra os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelo órgão que visam discutir a importância da preservação do Meio Ambiente, despertando na sociedade o papel do homem como agente transformador do meio.