Saúde de Aracaju realizará IV Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola

Saúde
21/10/2014 17h31

A Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e do Programa Saúde na Escola (PSE), irá realizar no dia 27 de novembro, o "IV Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola". O evento, que é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos e irá reunir 200 profissionais da saúde e da educação envolvidos no PSE. Ao todo, o programa atende 52 escolas municipais e estaduais e possui 39 Unidades de Saúde da Família cadastradas.

Com o tema "Promovendo saúde na escola do nosso território", o seminário terá uma carga horária total de oito horas distribuídas em dois turnos. O objetivo é aproximar e capacitar os profissionais para que eles reflitam sobre os cuidados com a saúde das crianças. De acordo com a técnica do Programa Saúde na Escola, Aline Barros, durante o período da manhã será realizado uma conferência sobre a territorialidade e a realização de uma mesa redonda.

"Através da conferência e da mesa redonda iremos discutir sobre as experiências e ações dos profissionais no PSE. E durante a tarde serão realizadas quatro oficinas onde serão discutidas as temáticas de Sexualidade, Alimentação Saudável, Álcool e outras Drogas, Cultura de Paz e Direitos Humanos", explica Aline.

Inscrição

A técnica do PSE, Ilziney Simões, enfatiza que podem se inscrever no seminário os profissionais que fazem parte das escolas e Unidades de Saúde cadastradas no PSE. "Estamos ofertando 200 vagas, sendo que cada Unidade de Saúde terá direito há duas vagas. Das escolas cadastradas, será uma vaga para cada escola de ensino infantil e uma para escolas estaduais, além de duas vagas para cada escola de ensino fundamental. Além disso, estamos ofertando vagas para representantes da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), Universidade Tiradentes (UNIT) e Universidade Federal de Sergipe (UFS)", diz.

As inscrições estão sendo realizadas através do site http://cops.saude.aracaju.se.gov.br desde o dia 20 de outubro e vão até o dia 7 de novembro. Lembrando que além da inscrição para o evento, os profissionais poderão inscrever trabalhos que serão apresentados em formato de banner.

 

Confira a programação:

 

Dia 27.11.2014

MANHÃ

8:00h às 8:30h – Credenciamento e entrega de materiais

08:30h – Cerimonial de abertura

09:00h às 10:15h – Conferência : O território como lócus do cuidado à saúde

Conferencista: Dr. Carlos dos Santos Silva (Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva -ABRASCO)

10: 30h às 12: 00h – Mesa Redonda: Escola como espaço de Promoção da Saúde (Byron Emanuel de Oliveira de Oliveira Ramos - SMS, Carlos dos Santos Silva – ABRASCO, Claudia Correia Mendonça – SEMED, Clesimary Evangelista Molina Martins - SMS, Roosevelt Rodrigues da Costa –SEED)

12:00h às 13h15h – Liberação para o almoço

 

TARDE

13h30h às 16:30h – Oficinas Simultâneas:

• Tema: Nutrição como fonte de vida saudável

Facilitador: Joice Barbosa Carrera (SEMED)

• Tema : Sexualidade

Facilitador: Dr. Carlos dos Santos Silva (ABRASCO)

•Tema: Álcool e outras Drogas

Facilitador: Domiciano José Ribeiro Siqueira (Notório saber na área específica-
SMS)

•Tema: Cultura de Paz e Direitos Humanos

Facilitador: Esp. Danival Lima Falcão (SEED)

16:30h- Exposição de trabalhos referentes às experiências exitosas no âmbito do PSE em formato de pôster

17: 00h – Lanche com apresentação artística