Formatura do Pronatec certifica 65 alunos do IFS e os projeta para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
22/10/2014 11h28

Na noite desta terça-feira, 21, ocorreu a formatura de mais uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Aracaju. Graças à parceria da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), 65 alunos foram certificados em quatro cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), demandados junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A cerimônia marcou o encerramento das turmas de Inglês Aplicado a Serviços Turísticos (160h), Língua Brasileira de Sinais (Libras - 160h), Recepcionista de Eventos (200h) e Recepcionista em Meios de Hospedagem (180h). "Nas nossas aulas, o conhecimento não ficou apenas dentro da sala", comentou, em tom saudosista, o professor José Erinaldo da Silva, ao relembrar o conhecimento disseminado com a turma de Libras. "Agradeço a todos, porque, depois desses meses, fui eu quem mais aprendi com vocês", complementou Erinaldo.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, compareceu à formatura e enfatizou o compromisso dos serviços prestados pela fundação. "Nosso propósito é oferecer aquilo que o mercado de trabalho está demandando em termos de mão-de-obra. Continuem se aperfeiçoando e enriquecendo seus currículos profissionais", afirmou, reforçando o significado da formação continuada.  "A Fundat, em novembro, já estará fazendo as pactuações para 2015. Vocês não podem parar, porque o mercado está cada vez mais seletivo e exigente", destacou Gláucia.

Em nome dos formandos, a aluna Thaynan Santos Costa discursou como oradora e celebrou a conquista obtida. Aos 22 anos, o curso de Recepcionista de Eventos foi o primeiro que ela concluiu pelo Pronatec. "Os professores foram ótimos e a gente assimilou tudo muito fácil. Foi uma experiência única", informou Thaynan. Ela já possui currículo cadastrado na Fundat e acredita que, com o certificado de qualificação, suas chances de contratação aumentaram.

Parceria

No IFS, ainda estão em andamento, através do Pronatec, as turmas de Auxiliar de Cozinha e Agente de Informações Turísticas. "É isso que a gente procura incansavelmente oferecer: qualificação. É muito importante que vocês não parem por aqui", ressaltou a coordenadora acadêmica do Pronatec Aracaju, Josefa Gilvânia, que enalteceu o trabalho realizado pela Agência do Trabalhador da Fundat. "O encaminhamento ao mercado é extremamente importante. Ter um organismo que cuida diretamente disso já é um grande passo".