Saúde do homem é tema de debates com profissionais dos Nasfs em Aracaju

Saúde
23/10/2014 12h28

Na manhã desta quinta-feira, 23, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs) da Saúde de Aracaju tiveram a oportunidade de aprender mais sobre saúde do homem e as estratégias e políticas criadas pelo Ministério da Saúde para estimular hábitos mais saudáveis entre a população masculina. A palestra ministrada pela técnica referência para o Estado de Sergipe na coordenação Nacional da Saúde do Homem, Renata Gomes Soares aconteceu no auditório da Funasa. A abertura do encontro contou com apresentação musical do Projeto Sons no SUS.

No dia 24 de outubro, os profissionais do SUS em Aracaju terão mais um encontro no auditório do Cemar do Siqueira Campos.

Durante os debates da quinta-feira, Renata Gomes Souza falou sobre diversas experiências exitosas realizadas em varias regiões do país. As ações mesclavam esporte, lazer, treinamento de profissionais do SUS, prevenção e promoção da saúde além da ambientação de Unidades de Saúde para atrair o público masculino.

 “Temos exemplos no Sul do país onde com a pareceria entre secretarias de saúde e órgãos como Policia Rodoviária foi possível montar stands de saúde com diversos serviços para motoristas e caminhoneiros que paravam para receber orientações e cuidados. Além disso, fatores como a disponibilização de atendimento noturno nas Unidades de Saúde permitiram que nos horários livres de trabalho, os homens buscassem o atendimento”, disse Renata Gomes Souza.

A técnica também falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

A coordenadora do Nasf de Aracaju, Clesimary Evangelista Martins, reforçou que o encontro visou sensibilizar os profissionais para a temática e iniciar os preparativos para o mês ‘Novembro Azul' de mobilização pela saúde do homem.

“Será um mês de ações envolvendo o público masculino. Sabemos da vulnerabilidade a que os homens estão sujeitos por não manterem os cuidados com a saúde e também pelo risco de violências e acidentes. Queremos preparar as equipes para abordar temáticas como paternidade responsável, cuidados amplos em saúde para o homem e importância de prevenir”, explicou Clesimary Evangelista.

As equipes do Nasf trabalham com o objetivo de fortalecer a estratégia da Saúde da Família e dentro disso desempenham um trabalho vinculado à prevenção e à promoção da saúde com públicos de todas as idades, gêneros e em todos os ciclos de vida.

Implantados no Município desde 2013, a missão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, levando profissionais especialistas em áreas como nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, entre outras, para as Unidades de Saúde da Família situadas nos bairros. Hoje já são nove equipes distribuídas em 23 Unidades de Saúde do Município.